Equipes multidisciplinares do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, participaram de uma atividade para reforçar orientações sobre prevenção de queda do paciente, conforme protocolo estabelecido pela unidade.
A ação coordenada pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) integra a campanha “Abril pela Segurança do Paciente”, que tem como objetivo conscientizar sobre a adoção de práticas seguras em serviços de saúde.
A enfermeira Adriana Santos, coordenadora do NSP do HRCC, lembra que as quedas podem agravar o quadro de saúde paciente, ocasionar complicações, prolongar o período de internação, causar danos permanentes, entre outras situações adversas. “Precisamos estar atentos e prevenir esta e outras ocorrências. Garantir a segurança do paciente, não é um dever apenas da enfermagem e sim de todos em uma unidade hospitalar”, afirmou.
“Por este motivo, nós organizamos os membros da comissão do NSP, divididos em grupos e visitamos a emergência, ambulatório, enfermarias, unidade de terapia intensiva, entre outros setores para reforçar com nossos colegas e acompanhantes sobre as orientações que resguardam a segurança do paciente, nesta ação especificamente, a prevenção de quedas”, complementou Adriana Santos.
A enfermeira reforça que é preciso ter uma atenção especial com pacientes com risco de queda. “Temos que observar com precisão aqueles com histórico de quedas, pessoas com mobilidade reduzida, idosos e crianças, pacientes que usam determinados tipos de medicamentos, portadores de doenças que afetam a visão, a força muscular, a coordenação motora e outras questões que se enquadrem como potenciais geradores de risco de queda”, assegurou.
Por fim, a coordenadora do NSP indicou ações que podem prevenir quedas. “É preciso seguir as orientações repassadas pela equipe de enfermagem, relatar quedas anteriores, acender a luz de cabeceira para ir ao banheiro, o banho deve ser supervisionado pela enfermagem, atentar para calçados antiderrapantes. O acompanhante não deve se ausentar sem avisar a enfermagem, não deve deixar o paciente sozinho, deve acompanhar o paciente até o banheiro, principalmente à noite. Também solicitar ajuda da enfermagem para a troca de fraldas e mobilização do paciente, além manter as grades de proteção do leito levantadas”, concluiu.