A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada Irmã Duda iniciou as atividades da Campanha Novembro Azul, nesta quinta-feira, 08. Durante todo o mês de novembro serão realizadas ações envolvendo profissionais de enfermagem, assistência social, psicologia, setores administrativos e equipe médica.
As atividades na Unidade buscam estimular o autocuidado da população masculina e adoção de hábitos saudáveis.
De acordo com o médico Urologista, Pedro Sayão, os diagnósticos da doença têm aumentado bastante, por isso a informação e a realização dos exames são essenciais.
“A Campanha Novembro Azul chega para incentivar os homens a realizarem exames e a terem um cuidado maior com a saúde. No caso do câncer de próstata, o diagnóstico precoce é importante para iniciarmos o tratamento curativo”.
Os pacientes da Unidade participaram atentamente da palestra com o farmacêutico, Marcus Vasconcelos, com o tema: ‘Quebrando tabus para prevenir o câncer de próstata’, esclarecendo dúvidas e solicitando aos profissionais orientações sobre a prevenção e depois foram convidados pela equipe da UPAE a degustarem um coffebreak.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento, como o Brasil, por exemplo.
Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.