O Ministério Público da Comarca de Vitória da Conquista, (a 518 km de Salvador), no sudoeste do estado, através da promotora de Justiça, Dra. Guiomar Miranda, esteve na segunda-feira, (27), na Unidade de Pronto Atendimento para fiscalizar e avaliar o atendimento disponibilizado à população. Segundo a promotora, a implantação da UPA era um compromisso do Governo do Estado que foi cumprido em agosto de 2016.
“Graças a Deus que o Governo do Estado inaugurou essa Unidade de Pronto Atendimento aqui em Vitória da Conquista, o que deu resolutividade aos serviços de saúde, otimizou o atendimento e desafogou, um pouco mais, o Hospital de Base. Não estamos vendo macas nos corredores e pacientes estão sendo atendidos com mais rapidez”.
Durante a inspeção Dra. Guiomar Miranda percorreu as enfermarias, corredores, conversou com pacientes e constatou como realmente funciona a unidade.
“Nosso objetivo é obter transparência nos serviços da unidade, e verificar se a equipe do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar, (IBDAH), que é responsável pela gestão, tem feito seu trabalho da maneira que deve ser feita. Minha análise é que tudo está ocorrendo dentro do que é esperado, até hoje não recebemos nenhuma reclamação relacionada à UPA e que fosse necessário uma investigação por parte do Ministério Público”.
A dona de casa Joana de Souza Silva, garante que ficou surpresa com a qualidade do atendimento.“Já ouvi falar muito bem dessa UPA, e hoje constatei que é uma maravilha. Cheguei sentindo muitas dores no corpo, febre e mal estar; já fui atendida, realizei vários exames , fui medicada e estou me sentindo melhor. É muito bom saber que Vitória da Conquista tem uma UPA que atende bem e que tem profissioanis preocupados em restabelecer nossa saúde ”, disse.
José Antônio Sousa, superintendente do IBDAH afirma que um passo importante foi dado para a melhoria da assistência à saúde na terceira maior cidade do estado. Ele destaca que com a implantação da UPA, a população do sudoeste baiano passou a ser mais bem assistida na urgência e emergência, o que mostra que o Governo do Estado tem dado atenção especial à saúde da Bahia. “O Governo do Estado, através da Sesab, continua trabalhando e assegurando investimentos contínuos de acordo com um perfil assistencial de atendimento para cada região”.