Maio Roxo: UPAE alerta para as doenças inflamatórias intestinais

 

Profissionais da Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) em Abreu e Lima promoveram mais uma campanha de conscientização e prevenção: Maio Roxo – mês dedicado para alertar sobre as doenças inflamatórias intestinais  que atingem o trato gastrointestinal e se caracterizam por uma inflamação crônica.

As palestrantes Carla Patrícia Nunes e Abiquelia Martins, destacaram  que o objetivo de realizar a campanha na unidade é que as pessoas tenham mais conhecimento, busquem monitoramento e prevenção com acompanhamento médico, já que com o diagnóstico precoce, o tratamento pode ser mais eficaz, aumentando a qualidade de vida dos pacientes.

“Indivíduos com doenças inflamatórias intestinais podem sofrer de sintomas isolados ou persistentes, que dificultam a realização das atividades cotidianas. As formas mais comuns são a Doença de Crohn, a Colite Ulcerativa e a Retocolite Ulcerativa. Essas doenças não devem ser confundidas com a síndrome do intestino irritável, que é menos grave”, sinalizou Abiquelia Martins.

Entenda – O Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal (DII), instituído em 19 de maio, marca o mês da campanha Maio Roxo, que tem como objetivo promover maior conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais e melhoria na qualidade de vida dos pacientes. As principais doenças são a de Crohn e a colite ulcerativa, também conhecida como retocolite ulcerativa.

Segundo a Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD), ainda não se sabe qual a incidência no país. Mas estima-se que existam mais de 2 milhões de pacientes com DII nos Estados Unidos. Os homens e as mulheres parecem ser afetados em igual proporção — apenas nota-se que a doença de Crohn tem um ligeiro predomínio em mulheres. Apesar das DII acometerem indivíduos de todas as idades, elas são mais frequentes em jovens, com pico principal entre os 15 e 35 anos. Outro pico observado é numa faixa etária mais avançada, entre os 55 e 75 anos.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital