Quando uma pessoa chega a um hospital, a primeira impressão geralmente está relacionada com a estrutura física, podendo exercer influência positiva ou negativa.
No Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat a consolidação da excelência nos serviços está associada à humanização e também na segurança e qualidade da estrutura física.
Com essa visão, a direção do hospital deu início na segunda-feira 17, a uma série de intervenções, entre elas, a reforma do telhado do hospital, incluindo a impermeabilização das calhas, limpeza de condutores de água, troca de telhas, entre outros.
Para essas intervenções uma equipe qualificada está trabalhando com o objetivo de evitar que a unidade não tenha problemas, principalmente, em períodos de chuva.
O prefeito Geraldo Garcia e o secretário de Saúde Fernando Amâncio estiveram verificando as obras no hospital.
Na ocasião, Geraldo Garcia informou que os serviços realizados irão agregar maior segurança à saúde dos pacientes.
“O principal objetivo das reformas realizadas no hospital municipal é manter a qualidade da infraestrutura garantindo segurança aos funcionários e pacientes. A nova infraestrutura ajudará também na redução de riscos, além do conforto aos pacientes e acompanhantes no decorrer das visitas”.
José Antônio Sousa – presidente do IBDAH – Instituto que faz a gestão do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat sinaliza que a relação do espaço físico com a saúde/doença é considerada como um aspecto importante no planejamento hospitalar que, além da prevenção de infecção, influencia no processo terapêutico do paciente.
“Trabalhar com qualidade na saúde é trabalhar com o olhar voltado para todas as questões que envolve o bem estar dos pacientes que chegam com dor, até o restabelecimento de sua saúde. O ambiente confortável e adequado com certeza contribui para que isso aconteça com mais resolutividade. O Governo Municipal está atento ao que precisa ser realizado aqui no hospital e nós estamos trabalhando alinhados no sentido de promover saúde de qualidade aos usuários do SUS”, garantiu.
Aloísio da Silva foi atendido na emergência. Percebendo o movimento de funcionários com uso de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), decidiu perguntar se o hospital estava realizando obras.
“Sempre que estou doente venho aqui ou trago algum familiar, percebi uma movimentação e perguntei o que estava acontecendo. O funcionário me informou que o telhado estava sendo trocado e tendo outras obras. Fiquei muito feliz porque melhorias são bem vindas e contribuem para o restabelecimento da nossa saúde. Hospitais precisam de bons profissionais, mas precisa também de uma boa infraestrutura. Estou saindo daqui satisfeito!”, garantiu Aloísio da Silva.
Durante a visita, o secretário municipal de Saúde, Fernando Amâncio, destacou que “equipes continuam trabalhando em outros projetos de ações preventivas para garantir o funcionamento do hospital de maneira adequada, segura e com a qualidade almejada pelo governo municipal e IBDAH”.