HRCC intensifica treinamentos para prevenção e controle de infecções na unidade

O Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, intensificou sua agenda de treinamentos para prevenção e controle de infecções em serviços de saúde. A iniciativa partiu da orientação da Gerência de Enfermagem, com o apoio da diretoria da unidade, com o objetivo de ampliar e efetivar as atividades do cronograma organizado pelo Núcleo de Educação de Permanente em Saúde (NEPS).

O enfermeiro João Henrique Araújo Andrade, gerente de Enfermagem do HRCC, destaca que os setores se organizam para manutenção de suas agendas periódicas de treinamentos. “O nosso calendário de atividades atende todas as normas e legislações determinadas para prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). Com o aumento dos casos de Covid-19 e os registros de varíola do macaco no Brasil, definimos, mais uma vez, reforçar nossas ações”, informou.

Na última segunda-feira (11), agentes operacionais, que integram equipes de coleta, higienização e rouparia participaram de capacitação sobre biossegurança, com orientações para o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como forma de prevenir o contágio de infecções durante as atividades laborais. As informações foram repassadas pela enfermeira Hercília Bonfim da Silva, coordenadora de Higienização do HRCC.

Na ocasião, em prosseguimento à atividade, o mesmo grupo recebeu um treinamento para higienização das mãos, com foco na prevenção dos riscos de transmissão de microrganismos patogênicos e de contaminação ambiental, orientado pelo enfermeiro Vitor Hugo Lopes, integrante da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

O profissional de saúde também orientou com o mesmo conteúdo, profissionais da equipe de enfermagem da endoscopia do Ambulatório, na terça-feira (12). “Como medidas de prevenção e controle de infecção em serviços de saúde, enfatizei a higienização das mãos e as precauções padrões como de contato, por gotículas e por aerossóis”, explicou.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital