Nesta sexta feira, 18, o Hospital Regional Dantas Bião, realizou mais uma captação de órgãos. O doador teve o diagnóstico com morte encefálica confirmada e após realização de todos os testes comprobatórios determinados pela legislação brasileira, e seguidos os requisitos do processo, que incluem a concordância da família do doador, foram captados: coração para válvula, fígado, rins e córneas.
O sucesso do procedimento deveu-se ao esforço voltado à eficiência do diagnóstico de morte encefálica, conversação com a família do doador e mobilização da equipe responsável pela captação. A cirurgia contou com a participação de médicos, enfermeiros do Centro Cirúrgico do HRDB e do cirurgião de transplante renal e de captação de órgãos múltiplos, Rodrigo Serapião.
Serapião destacou que o principal fator que facilita esse processo de captação de órgãos é o familiar saber do interesse do paciente em ser um doador de órgãos. “Apesar de ser um momento difícil para a família do doador, o ato representa vida para muitas pessoas. Agradeço a família do doador pela decisão tão nobre que foi tomada. Que ela represente um estímulo para outras famílias que passarem pela mesma situação”, informou.
O cirurgião destacou também ainda que o HRDB é uma unidade que está dando continuidade ao processo de captação, “o que mostra o amadurecimento da equipe ao processo de doação e captação de órgãos, ação esta que tem o apoio total do Estado da Bahia”.
Feita a captação dos órgãos, estes são transportados para o local onde se realizará o transplante. A distribuição dos órgãos é feita pela CET, seguindo critérios do Ministério da Saúde, para pacientes em lista de espera para transplante. Existe no país um cadastro único de potenciais receptores.