Os profissionais da área de saúde atuam diretamente com o cuidado e tratamento da vida de pessoas. Por isso, é extremamente importante atender os pacientes de forma humanizada e satisfatória. Há grande necessidade do paciente ter confiança e receber apoio durante sua permanência em uma unidade hospitalar.
No Hospital Regional Dantas Bião, os usuários do SUS contam com uma importante ferramenta que avalia o íncice de satisfação: é o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).
Como o objetivo principal do SAC é aproximar os usuários do SUS da equipe do hospital, primando pela excelência na qualidade dos serviços oferecidos, a equipe do SAC realiza diariamente a aplicação da pesquisa de satisfação do cliente com propósito de mensurar a satisfação dos usuários, identificando e mapeando os possíveis fatores de impactos negativos e positivos.
A coordenadora do SAC, Jaciele Borges informa que para monitorar o índice de satisfação dos usuários, a equipe realiza pesquisas com pacientes, familiares e acompanhantes, durante o período de internamento e também nas consultas no ambulatório. As pesquisas são realizadas diariamente para que seja possível avaliar o grau de satisfação dos usuários e assim, manter o que estiver bem avaliado e obter informações importantes para aperfeiçoar e melhorar o que não for bem avaliado.
“ A equipe do SAC realiza pesquisas com a finalidade de avaliar o grau de satisfação dos pacientes; dessa forma conseguimos manter a qualidade do que for bem avaliado e os casos não tão positivos, monitoramos e desenvolvemos ações específicas para melhorar e corrigi-los”, garantiu Jaciele Gomes.
Relacionamento com o paciente
O atendimento no Hospital Regional Dantas Bião se concentra em primeiro lugar, no paciente. Identificar suas queixas e necessidades de uma forma humanitária é essencial durante sua permanência no hospital. Por isso, os colaboradores e profissionais de saúde têm o cuidado com o paciente, ouvindo, sanando dúvidas para não agravar e gerar conflitos em seu tratamento.