Hospital Regional Costa do Cacau realizou captações de córneas em outubro de 2021

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, realizou mais três captações de córneas este ano. Os procedimentos recentes aconteceram nos últimos dias 23 e 26 de outubro, as intervenções foram realizadas pela equipe especializada da unidade e seguiram os protocolos de segurança estabelecidos pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Devido ao impacto da pandemia da Covid-19 e o estabelecimento de emergência sanitária ocorreu uma descontinuidade temporária das captações no HRCC, entre março e novembro de 2020. Porém, os procedimentos foram restabelecidos no final de dezembro do ano passado, prosseguindo no início de 2021, com múltiplos órgãos captados. No último mês de maio, o hospital conseguiu reiniciar as captações de córneas, realizando o primeiro procedimento no dia 6.

O enfermeiro Wagner Campos, coordenador da CIHDOTT do HRCC, lembra que o hospital seguiu todas as orientações da Sesab para retornar essa atividade de maneira segura. “Atendemos rigorosamente o protocolo de segurança orientado pela Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (COSET/Bahia). Adotamos medidas adequadas para o fluxo dessas captações, inclusive com coleta de material biológico do doador, por meio do exame PCR, para detecção da Covid-19. Teste com resultados negativos as doações prosseguem, em caso de exames positivos suspendemos a captação”, explicou.

O coordenador da CIHDOTT reforçou a importância da doação de órgãos para salvar vidas de pacientes que aguardam nas filas de transplante. “A captação beneficia àqueles que têm a esperança de prolongar as suas vidas com órgãos transplantados. O ato de doação permite um benefício ao próximo, é um ato de carinho e generosidade que a família do doador permite dar esperança e nova perspectiva de vida para outras pessoas”, declarou Wagner Campos.

 

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital