Hospital Regional Costa do Cacau realiza procedimentos inéditos pelo SUS no Sul da Bahia durante mutirão do Projeto Expedicionários da Dor

 

Na última quarta-feira (01), um dia antes de começar oficialmente o mutirão do Projeto Expedicionários da Dor, no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, uma equipe de médicos voluntários dessa ação, entraram no Centro Cirúrgico da unidade para realizar endoscopia da coluna lombar, em dois pacientes, para tratamento de hérnia de disco.

Esta é a primeira cirurgia desse tipo realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Sul da Bahia. O procedimento aplicado contou com a participação do médico Dr. Carlos Henrique Silva, de Salvador, renomado especialista em Ortopedia / Cirurgia da Coluna e Dor, e do Dr. Marcus Puentes, médico do HRCC, ortopedista e clínico intervencionista da dor, membro do Instituto Mundial da Dor.

De acordo com o Dr. Marcus Puentes, essa intervenção é feita para tratamento cirúrgico de hérnia discal. “É uma cirurgia minimamente invasiva, com mínimo sangramento e menor tempo cirúrgico. O paciente recebe alta no mesmo dia e já consegue andar. Esse procedimento reduz riscos de complicações hospitalares, sem a necessidade de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e com menor risco de infecção”, explicou.

O Dr. Ramon Alves, médico ortopedista e coordenador da Ortopedia do HRCC, também destacou outro procedimento inédito realizado pelo SUS no sul da Bahia, durante o mutirão da Dor. “Na quinta-feira, fizemos aqui na unidade o tratamento de neuralgia do trigêmeo, nervo localizado na região temporal da cabeça e que quando afetado acomete a região da face com dores excruciantes. Esse é um tratamento revolucionário, feito com radiofrequência ou balão de Fogarty, para que as dores sejam atenuadas”, disse.

A diretora geral do HRCC, Cristine Camara, ressaltou o êxito da ação e reconheceu a interação assertiva entres os entes envolvidos para realização do evento. “O mutirão foi um sucesso. Agradeço à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) que nos deu total apoio e suporte para que esta iniciativa, apresentada pelo Projeto Expedicionários da Dor, virasse realidade”, afirmou.

Dezenas de pacientes foram atendidos durante a ação do Projeto Expedicionários da Dor no HRCC, que encerrou na última sexta-feira (03). A atividade teve uma grande repercussão positiva entre os atendidos, que manifestaram satisfação em receber os serviços ofertados, na ocasião.

O paciente João de Deus, morador de Ilhéus, atendido no Ambulatório, exaltou a qualidade no acolhimento do evento. “O Dr. Marcus Puentes, já acompanha meu tratamento da dor na rede municipal e me encaminhou para participar do mutirão. Vim aqui e as técnicas aplicadas são boas, o atendimento maravilhoso, tudo adequado, com o tratamento eficaz e moderno. Gratidão, a toda a equipe do hospital, ao Dr. Marcus Puentes e aos Expedicionários da Dor”, declarou.

Outro paciente, Fábio Mascarenhas, atendido também no Ambulatório, demonstrou sua gratidão devido ao atendimento recebido. “Eu passei pelo atendimento, melhorei bastante em termo de coluna, de ombro. O hospital está de parabéns, a equipe toda da dor, deste evento especial. Meu muito obrigado a todos e em especial aos médicos de Ilhéus que, juntamente com meu médico Dr. Marcus Puentes, conseguiram trazer essa oportunidade para o Costa do Cacau”, reconheceu.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital