Hospital Regional Costa do Cacau realiza procedimento inédito pelo SUS na região Sul

Nesta segunda feira, 04 de novembro, foram realizadas as primeiras C. P. R. E. do Hospital Regional Costa do Cacau. Este procedimento se destina a tratar variadas doenças do canal biliar e pancreático e não era disponível no sistema público no sul da Bahia. Numa iniciativa do governador Rui Costa , através do secretário de saúde Dr Fábio Vilas Boas, juntamente com o IBDAH, iniciou-se nesta data, algo que mudará sobremaneira o tratamento público dessas afecções.

O PROCEDIMENTO
Duas pacientes do sexo feminino, de 30 e 59 anos, com cálculos em canal biliar, tendo sido submetidas a CPRE, com a retirada, ao todo, de 8 cálculos biliares. As pacientes foram para o quarto, já se alimentando e sem sintomas. A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica ou CPRE é um procedimento indicado para avaliação diagnóstica e tratamento das doenças que acometem os ductos de drenagem do fígado e do pâncreas. A CPRE é realizada com o emprego de um endoscópio específico que permite a introdução de um cateter pelo orifício de abertura desses canais no intestino. Através deste cateter injeta-se contraste nas vias biliares, permitindo a avaliação radiológica da anatomia local.
Durante o exame as imagens radiológicas são interpretadas pelo médico endoscopista. Dependendo do diagnóstico e da situação clínica, poderão ser realizados procedimentos adicionais visando tratamento, como a papilotomia (secção longitudinal da papila e seus pequenos músculos, visando ampliar o orifício de drenagem), retirada de cálculos com balão extrator ou cesta, dilatação de estreitamentos (estenoses) com balões ou sondas dilatadoras e drenagem biliar ou pancreática com emprego de próteses.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital