Nesta segunda feira, 04 de novembro, foram realizadas as primeiras C. P. R. E. do Hospital Regional Costa do Cacau. Este procedimento se destina a tratar variadas doenças do canal biliar e pancreático e não era disponível no sistema público no sul da Bahia. Numa iniciativa do governador Rui Costa , através do secretário de saúde Dr Fábio Vilas Boas, juntamente com o IBDAH, iniciou-se nesta data, algo que mudará sobremaneira o tratamento público dessas afecções.
O PROCEDIMENTO
Duas pacientes do sexo feminino, de 30 e 59 anos, com cálculos em canal biliar, tendo sido submetidas a CPRE, com a retirada, ao todo, de 8 cálculos biliares. As pacientes foram para o quarto, já se alimentando e sem sintomas. A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica ou CPRE é um procedimento indicado para avaliação diagnóstica e tratamento das doenças que acometem os ductos de drenagem do fígado e do pâncreas. A CPRE é realizada com o emprego de um endoscópio específico que permite a introdução de um cateter pelo orifício de abertura desses canais no intestino. Através deste cateter injeta-se contraste nas vias biliares, permitindo a avaliação radiológica da anatomia local.
Durante o exame as imagens radiológicas são interpretadas pelo médico endoscopista. Dependendo do diagnóstico e da situação clínica, poderão ser realizados procedimentos adicionais visando tratamento, como a papilotomia (secção longitudinal da papila e seus pequenos músculos, visando ampliar o orifício de drenagem), retirada de cálculos com balão extrator ou cesta, dilatação de estreitamentos (estenoses) com balões ou sondas dilatadoras e drenagem biliar ou pancreática com emprego de próteses.