Hospital Regional Costa do Cacau realiza mais uma captação de múltiplos órgãos

‘Procedimento leva esperança para seis pacientes da fila de espera por um transplante’.

 

No último dia 06 de junho, integrantes da equipe multidisciplinar do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, participaram da quarta captação de múltiplos órgãos na unidade este ano. O procedimento ainda contou com profissionais da Organização de Procura de Órgãos (OPO – Sul) e Central Estadual de Transplantes (CET) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

A enfermeira Naama Ramos e Silva, da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) do HRCC, destaca que os profissionais do hospital estão engajados e treinados para acolher a família do doador, sendo imprescindíveis para otimizar o fluxo da coleta dos órgãos.

“Estamos na quarta captação de múltiplos órgãos de 2022 no HRCC, e essa ação será responsável por tirar seis pacientes da fila de espera por um transplante. Dessa vez, foram captados um coração, um fígado, dois rins e duas córneas, possibilitando que pacientes realizem seus tratamentos e recomecem a jornada da vida a partir dos órgãos recebidos”, comentou.

Naama Ramos e Silva fez questão de ressaltar o trabalho dos colegas durante o todo processo. “A família do doador foi acompanhada pela equipe multiprofissional do hospital. Para realizar as captações é preciso a participação de vários outros agentes e setores, a exemplo da nutrição, o transporte, que realiza a condução dos órgãos que darão esperança aos pacientes que aguardam na fila por um transplante”, destacou.

“A CIHDOTT do HRCC agradece aos familiares do doador, por este ato de amor ao próximo ao disserem o ‘sim’ à doação de órgãos, contribuindo para manter acesa a chama da vida em seis pessoas que ganharam a chance de um recomeço”, concluiu.

 

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital