Hospital Regional Costa do Cacau realiza mais uma captação de múltiplo órgãos

Na última quinta-feira (07), o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, realizou mais uma captação de múltiplos órgãos, esse foi o segundo procedimento do gênero realizado desde o início da pandemia da Covid-19. Mais uma vez, conforme estabelecido, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) seguiu o protocolo de segurança sanitária estabelecido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
De acordo com o enfermeiro Ronaldo Vital Pereira, coordenador do CIHDOTT do HRCC, por coincidência a mídia local repercutia a importância da doação de órgãos, devido a captação múltipla realizada recentemente pela unidade hospitalar.

“A divulgação do nosso trabalho, com a repercussão em sites e emissoras de rádio, ajuda no esclarecimento da população sobre a relevância da doação de órgãos”, disse.

O coordenador ainda expressou gratidão à família da doadora. “Quero agradecer profundamente aos familiares que entenderam e tiveram a compreensão sobre essa causa nobre, confesso que aprendi muito com a humanidade dos pais da doadora, que tiveram plena ciência que a doação ajuda a salvar outras vidas. Que Deus conforte e abençoe essa família, só temos a agradecer”, confessou.

Segurança na captação – O HRCC segue a orientação da Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (COSET) da Bahia, resguardando o nível máximo de segurança no serviço de captação, inclusive com ajustes necessários para o fluxo desse procedimento. É feita a coleta do material biológico do doador, por meio do exame PCR, para detecção da Covid-19, caso o teste apresente resultado negativo a doação prossegue, caso positivo a captação é suspensa.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL exclusivo para IMPRENSA

ibdahcomunicacao@gmail.com

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2017 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.