Hospital Regional Costa do Cacau realiza captação de múltiplos órgãos com protocolos estabelecidos pela Sesab

Após adotar protocolos rígidos de segurança sanitária, conforme orientações da Secretaria do Estado da Bahia (Sesab), o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, realizou, na última quarta-feira (30), captação de múltiplos órgãos. Esse foi o primeiro procedimento do tipo, desde o início da pandemia da Covid-19, instalada no primeiro trimestre de 2020.

Realizados três exames, dois clínicos e um complementar (eletroencefalograma), foi confirmada a morte encefálica da paciente. No diálogo realizado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HRCC, com apoio do Serviço Social, da Psicologia e outros setores de apoio, a família decidiu pela doação dos órgãos.

De acordo com o enfermeiro Ronaldo Vital Pereira, coordenador do CIHDOTT do HRCC, a família da doadora decidiu compartilhar o bem com o próximo, fazendo esse ato de generosidade e amor, que é a doação de múltiplos órgãos.

“Os familiares disseram sim a captação e desta forma possibilitarão salvar muitas vidas. Que Deus conforte essa família, por esse ato de bondade e coragem. Os pacientes que receberão esses órgãos terão um nova oportunidade e esperança de felicidade, devido a esse ato grandioso”, concluiu.

Segurança na captação – O HRCC segue a orientação da Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (COSET) da Bahia, resguardando o nível máximo de segurança no serviço de captação, inclusive com ajustes necessários para o fluxo desse procedimento. É feita a coleta do material biológico do doador, por meio do exame PCR, para detecção da Covid-19, caso o teste apresente resultado negativo a doação prossegue, caso positivo a captação é suspensa.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital