Hospital Regional Costa do Cacau promove palestra sobre cuidados de enfermagem com pacientes ostomizados

 

Enfermeiras e técnicas de enfermagem do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, participaram, na tarde da última quarta-feira (06), de uma palestra com orientações sobre os cuidados de enfermagem com pacientes ostomizados.

A ostomia é um procedimento cirúrgico que consiste na abertura de um órgão interno (estoma), com o objetivo de construir um novo caminho para a eliminação de urina e fezes.

O treinamento foi organizado pela Comissão de Feridas e o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da unidade hospitalar. Na ocasião, a enfermeira Ieda Lomes Silva, especialista em ostomia e curativos, atuou como palestrante na atividade.

De acordo com a enfermeira Késia Porto, integrante da Comissão de Feridas do HRCC, o encontro teve como objetivo capacitar a equipe assistência. “Qualificando os profissionais, relembrando o conceito de ostomia e história. Ainda, identificando as ações existentes sobre cuidados de enfermagem a ostomizados”, destacou.

“Também, práticas de acolhimento e autocuidado, respectivos aspectos que já foram abordados e propor a enfermeiros e demais profissionais de enfermagem cuidados específicos a pacientes ostomizados, levando em conta suas singularidades e o necessário apoio familiar à satisfatória manutenção e/ou recuperação da sua saúde e do seu bem-estar”, complementou.

A enfermeira ressaltou a importância do treinamento para a qualificação dos profissionais.

“O momento foi importante para que a gente se sinta mais motivada a pensar em ações humanizadas que visem acolher, cuidar, relacionar-se, valorizar a autoestima, a inserção social, a reabilitação, o autocuidado e o apoio familiar. É fundamental valorizar o papel do enfermeiro no cuidado com ostomizados, em sintonia com os princípios da humanização na saúde e a melhoria da qualidade de vida do paciente”, enfatizou.

Késia Porto ainda destacou que Ieda Lomes finalizou a palestra com uma frase do já falecido jornalista e escritor uruguaio, Eduardo Galeano: ‘Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos’.

“Essa mensagem é interessante e nos faz refletir nossas atitudes e como podemos agir para nos tornamos cada vez melhores no que fazemos e o que podemos fazer de melhor pelo outro”, concluiu.

 

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital