Iniciada na última terça-feira (08) e com programação até a próxima sexta-feira (11), o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, promove a I Semana de Segurança do Paciente. O evento tem como objetivo treinar todas as equipes da unidade hospitalar, reforçando o conceito e as práticas principais que buscam a segurança do paciente como responsabilidade de todos.
A ação surgiu através da iniciativa do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do HRCC, com apoio da Diretoria e foi organizada para acontecer durante este mês, em referência ao dia 17 de setembro, quando é comemorado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Durante esse período, instituições da área da saúde intensificam e priorizaram a conscientização para a relevância do tema.
De acordo com a enfermeira Adriana Santos, coordenadora do NSP do HRCC, a primeira semana promovida no hospital busca fortalecer, ainda mais, a cultura de segurança do paciente na instituição. “Nós temos um núcleo que foi implantado em 19 de junho de 2019, e com o passar desse tempo, nos organizamos para implementar e estabelecer os nossos protocolos, com as melhores práticas”, disse.
A coordenadora ainda explicou que o evento é voltado para equipe multidisciplinar e indicou o seu formato de aplicação. “Seja a higienização, portaria, manutenção, enfermagem, nutrição. Todos nós, a partir do momento que o paciente adentra à unidade, somos responsáveis pela segurança dele e temos que fazer o melhor para que ele se recupere e volte para sua família, com a saúde restabelecida. Então, a nossa capacitação funciona assim: pelas manhãs, fazemos os treinamentos com os gestores para que eles, posteriormente, repliquem o aprendizado para sua equipe de colaboradores”, informou.
Programação:
Terça-feira (08) – A abertura do evento contou com uma apresentação musical do colaborador Wanderson Aragão, encarregado do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Em seguida, a enfermeira Soraia Ximenes do IBDAH, gerente interina de Enfermagem do HRCC, palestrou sobre “A Importância do NSP nas Instituições de Saúde” e foi sucedida por Rafaela Caldas, enfermeira coordenadora do SAMU de Itabuna e integrante da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP), com o tema “Envolvimento da Liderança na Segurança do Paciente”. À tarde, foi abordada a “Conscientização da Equipe Sobre Segurança do Paciente”, atividade in loco.
Quarta-feira (09) – Pela manhã, palestra sobre “Gestão de Risco”, com Danilo Itaparica, administrador, especialista em Qualidade e Segurança do Paciente pela Fiocruz. Em seguida a abordagem “Envolvimento da Liderança na Gestão de Risco”, com o médico do HRCC, Eric Ettinger Júnior. Durante à tarde “Conscientização dos Pacientes e Acompanhantes sobre Segurança do Paciente”, tendo como público alvo pacientes e acompanhantes, atividade in loco.
Quinta-feira (10) – Palestra “Gestão Sobre as Metas de Segurança do Paciente, com Soraia Ximenes. Em seguida “Dinâmicas de Identificação Correta do Paciente” e à tarde “Conscientização de Identificação do Paciente e Higienização das Mãos”, com todos os colaboradores, atividade in loco.
Sexta-feira (11) – Pela manhã, “Orientação sobre a importância da identificação do paciente e Higienização das mãos”, atividade com acompanhantes no refeitório. Às 14h, “Dinâmica sobre Identificação do Paciente, Higienização das Mãos e Comunicação Efetiva, aplicação com a equipe multiprofissional, também no refeitório.
Todas as atividades, durante as tardes, são conduzidas por profissionais do NSP, Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).