Dados do Banco de Olhos da Bahia, entidade vinculada à Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (COSET) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), apontaram que o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, liderou o ranking de doações de córneas, com 20 realizadas em 2022, no Sul Baiano.
Naama Ramos e Silva, enfermeira integrante da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos de Tecidos (CIHDOTT), disse que a posição alcançada no ano passado é resultado do trabalho adequado e humanizado das equipes que acolhem e dão suporte às famílias dos doadores.
“Nossa equipe capacitada atua constantemente para que as ações, como de abordagem e acolhimento aos familiares, aconteçam da melhor forma possível, sensibilizando e conscientizando sobre a fundamental importância para doação de órgãos. Compreender ainda, a responsabilidade que temos em nossas mãos e o quanto cada família que espera na fila de transplantes, deposita em nós a esperança em continuar com seus entes queridos”, declarou.
Outro ponto importante para o desenvolvimento das atividades do CIHDOTT é a capacitação e atualização do conhecimento científico. Recentemente, o HRCC enviou o enfermeiro Názio Santana para XXIII Curso de Formação de Captadores de Tecido Ocular Humano, que aconteceu nos últimos dias 06 e 07 de fevereiro, na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Campus Cabula, em Salvador.
Este evento é organizado pela COSET com caráter essencial para a habilitação no desempenho das atividades do processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes e especialmente a enucleação de tecido ocular humano.
Com mais um enfermeiro certificado para a captação de córneas, o HRCC restabelece o seu quadro de captadores, com seis integrantes, os enfermeiros: Naama Ramos e Silva, Názio Santana da Silva, Ronaldo Vital Pereira, Victor Hugo Lopes Alves, Jéssica de Jesus Silva e Hercília Bonfim da Silva.