Hospital Regional Costa do Cacau e OPO SUL traçam estratégias para aumentar captação de órgãos

 

Com o objetivo de traçar estratégias em busca do aumento do número de doações de órgãos na região sul da Bahia, a coordenação da Organização de Procura de Órgãos (OPO/SUL) se reuniu com enfermeiros da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, na última quinta-feira (25).

A organização reconhece a unidade hospitalar como um importante parceiro na captação de órgãos do interior baiano. Por esse motivo, a enfermeira Silvana Batista, coordenadora da OPO/SUL, realizou um encontro com os enfermeiros Ronaldo Vital Pereira e Wagner Campos, ambos do HRCC, em busca de elevar o número de captações de órgãos, visando colaborar com a diminuição da fila de pacientes que esperam por transplantes.

De acordo com Silvana Batista, nos últimos meses as captações foram impactadas, por conta da pandemia da Covid-19, e ações são necessárias para alcançar mais doações de órgãos. “Uma de nossas medidas será ampliar ainda mais a rede de veiculação de conscientização, por meio das mídias para que atinjam ainda mais pessoas que não tenham informação sobre a importância desse gesto solidário”, disse.

A coordenadora da OPO/SUL também alertou que diante do cenário atual, o número de pacientes à espera de doação continua aumentando. “Nesse sentido, é necessário que as CIHDOTTS continuem com os seus trabalhos de conscientização e humanização, somando esforços para continuar conseguindo doadores, através da sensibilização de seus familiares, assim ajudando a salvar várias vidas todos os anos”, destacou.

O enfermeiro Ronaldo Vital Pereira, coordenador do CIHDOTT do HRCC, avaliou positivamente a reunião com a OPO. “Discutimos estratégias, medidas para conseguirmos mais doadores e ampliar nossas captações, cientes do nosso papel em busca de salvar vidas, mesmo com a situação da Covid-19. Aproveitei o momento e apresentei a coordenadora da OPO/SUL, o novo integrante da CIHDOTT do HRCC, enfermeiro Wagner Campos, que está conhecendo nossos fluxos e rotinas”, declarou.

 

 

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2017 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.