Hospital Regional Costa do Cacau é o primeiro hospital público do interior da Bahia a realizar cirurgia cardíaca

O Hospital Regional Costa do Cacau foi o primeiro hospital público do interior da Bahia a realizar uma cirurgia cardíaca. A cirurgia aconteceu no final de agosto deste ano, tendo sido a primeira vez que o procedimento foi realizado num hospital público do interior do estado baiano. O paciente operado tinha 70 anos e é morador do município de Guaratinga. Ele foi submetido a um procedimento de revascularização do miocárdio, popularmente conhecido como ponte de safena.

O secretário de Saúde do estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, ressalta o compromisso em ampliar e descentralizar os serviços de alta complexidade, oferecendo-os também no interior. “Em Ilhéus, o Hospital Regional Costa do Cacau já realiza mais de 180 cirurgias ortopédicas, procedimentos neurocirúrgicos e implantes de marcapasso e desfibrilador cardíaco. Agora entra para o rol de procedimentos a revascularização do miocárdio e as trocas valvares”, afirmou o secretário ao lembrar ainda que estes procedimentos serão realizados, em breve, em Irecê, Barreiras, Vitória da Conquista, dentre outras localidades.

De acordo com o cardiologista e diretor assistencial do HRCC, Almir Gonçalves, “a partir de setembro estão previstas dez cirurgias por mês, mas a capacidade instalada é de até 20 procedimentos mensais”, afirma o diretor.

A cirurgia de revascularização do miocárdio é uma das opções médicas para quando as artérias do coração ficam entupidas. A condição torna atividades simples do cotidiano como caminhar e subir escadas um verdadeiro desafio, sendo fundamental o tratamento.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital