Os pacientes que chegam ao Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, sejam regulados ou casos emergenciais, contam com equipes assistenciais de saúde para realizarem seus atendimentos na unidade. Todo o fluxo de circulação do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) atendido no local, conta com um suporte fundamental do setor de Tecnologia e Informática (TI).
Quando o paciente entra no HRRC e pega uma senha, chega regulado ou vem para urgência, seus dados são lançados no Vision, sistema virtual avançado de prontuário médico eletrônico. Com o avanço da tecnologia, muitas unidades de saúde comprometidas em agilizar o atendimento adotaram os seus sistemas digitais para acompanhamento do fluxo de clientes.
De acordo com Julierme Chaves, analista de TI do HRCC, o sistema funciona com padrão de qualidade ISO, normas produzidas da rede e comunicação de internet de intranet, através de cabeamento de sistema Wi-Fi. “É através desse cabeamento de rede, que nós, da equipe de TI, fazemos as ligações entre a emergência até chegar nas alas, todos os setores integrados são gerenciados pelo nosso sistema Vision”, disse.
O analista relata que, por meio desse prontuário eletrônico são cadastros todos os pacientes desde sua chegada, com lançamento de informações no sistema, até sua saída.
“Temos equipamentos de ponta, trabalhamos para garantir a manutenção desse serviço 24 horas por dia, sete dias por semana. Ele é fundamental para os profissionais de saúde que trabalham na assistência hospitalar do HRCC”, destacou.
Além disso, Julierme Chaves disse que o hospital tem um banco de dados para arquivar e proteger todas as informações sobre os pacientes. “O fluxo do sistema e sua tecnologia aplicada para atendimento, preserva com segurança, todas as informações necessárias para o suporte da assistência ao paciente. Hoje, com essa rede digital os processos e preenchimentos de documentos acontecem mais rápido e de forma mais prática, refletindo na agilidade do atendimento”, concluiu.