Hospital Regional Costa do Cacau celebra Dia Mundial do Doador de Sangue: ‘Um gesto seu pode salvar até 4 vidas’.

 

A Agência Transfusional (AT) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, comemora nesta terça-feira (14), o Dia Mundial do Doador de Sangue com uma abordagem voltada para o tema: ‘Um gesto seu pode salvar até 4 vidas’.

Na Unidade Hospitalar, a AT está desenvolvendo ações repassando orientações para funcionários e pacientes do hospital, durante as atividades inseridas na programação do Junho Vermelho, campanha realizada por instituições, públicas e privadas, com o objetivo de atrair mais doadores.

A farmacêutica bioquímica Fraana Andrade, coordenadora operacional da Agência Transfusional do HRCC, ressalta que o ponto alto deste período é 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue.

“Nesta data temos como objetivo homenagear todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável por salvar milhares de vidas”, destaca.

De acordo com a farmacêutica, o hospital tem uma grande demanda de pacientes cirúrgicos (principalmente, os que passam por cirurgias cardíacas, ortopédicas, vasculares e neurológicas) e pacientes com doenças crônicas que necessitam transfusão de sangue. “Por esse motivo, temos um grande potencial para captação de doadores e precisamos que as pessoas se sensibilizem e doem sangue para contribuir em nossa missão de salvar vidas”, enfatizou.

“Aqui no hospital realizamos a captação intra-hospitalar de doadores de sangue e orientamos os funcionários a realizarem suas doações nos serviços de Hemoterapia do Hospital São José, em Ilhéus, ou Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna”, informou.

O médico clínico e sanitarista Alfredo Boa Sorte, responsável técnico da AT do HRCC, lembra sobre a necessidade da manutenção do nível adequado do estoque de sangue para as transfusões.

“Peço à população que mantenha, participe e incentive a doação de sangue. No HRCC realizamos cirurgias, procedimentos, atendemos pacientes que são vítimas de acidentes das mais variadas formas. Temos a necessidade de uso de sangue para realizar as transfusões e salvar vidas”, enfatizou.

 

Locais de doação:

Ilhéus: Banco de Sangue de Ilhéus, no Hospital São José – Rua Dom Manuel Paiva, Ladeira do Café, 226, bairro Teresópolis – Ilhéus / BA. Telefone: (73) 3234-5774.

Itabuna: Banco de Sangue do Núcleo de Hemoterapia da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna – Rua Antônio Muniz, 200 (Prédio Anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho), bairro Pontalzinho – Itabuna / BA. Telefones: (73) 3214-9126 / 9127 / 9154.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital