Hospital Regional Costa do Cacau amplia número de enfermeiros aptos para captação de córneas

 

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, enviou três profissionais de enfermagem da unidade para participarem do XXI Curso de Formação de Captadores de Tecidos Oculares Humanos para Transplante, realizado no campus de Jequié da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), nos últimos dias 08 e 09 de agosto.

Essa capacitação foi organizada pela Central Estadual de Transplantes (CET-BA) e a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Geral Prado Valadares, de Jequié. O curso reuniu profissionais de enfermagem de diferentes regiões do estado para aprimorar as técnicas e práticas no processo de doação/transplante.

Com a formação de mais três enfermeiros do HRCC, como captadores de córneas, certificados pelo Banco de Olhos da Bahia, entidade vinculada à Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (COSET), o hospital agora conta com seis profissionais para a coleta de tecido ocular humano para transplante.

Já estavam qualificados para esse procedimento, os enfermeiros Ronaldo Vital Pereira, Wagner Campos e Naama Ramos e Silva, integrante do CIHDOTT do HRCC. Victor Hugo Alves Santos, Hercília Bonfim da Silva e Jessica de Jesus Silva receberam suas certificações profissionais no XXI Curso de Formação de Captadores de Tecidos Oculares Humanos para Transplante, nesta semana.

Assuntos abordados durante a formação – Com carga horária de 20h, o curso conta com orientações teóricas, abordagens sobre a captação das córneas pelas unidades hospitalares e sua distribuição para doação na rede estadual de saúde. Também, documentação de solicitação referente à doação do órgão, aspectos familiares para aproximação e diálogo, além de maneiras adequadas de contato e entendimento do processo de luto da família.

Envolve ainda, a questão para melhorar o número de doações e captações, criação de vínculos com setores intra-hospitalares e adoção de estratégias para fortalecimento desse processo. Na parte prática da capacitação, acontece a orientação dos alunos com a simulação prática da captação de córneas, abordando as técnicas corretas, acondicionamento do tecido em recipiente coletor estéreo, entre outras.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital