A Unidade Covid-19 do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, abriu mais nove leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no último domingo (7).
Agora a ala exclusiva para tratamento da doença conta com 29 leitos de UTI e 18 de Enfermaria, reforçando o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no sul Bahia.
Como parte integrante da rede da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e do Sistema Único de Saúde (SUS), o HRCC atende pacientes vindos de vários municípios baianos, como Jequié, Ipiaú, Itabuna, Uruçuca, entre outros. Sua ala que trata exclusivamente pessoas acometidas pela Covid-19 segue um criterioso padrão de funcionamento.
As ambulâncias entram em um local específico da Unidade Covid-19 que foi projetada para evitar riscos de infecção cruzada no hospital. Outro cuidado adotado é a entrada e saída de profissionais. Foram instalados banheiros para auxiliar na colocação e retirada de vestimentas e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Além disso, as cores das roupas usadas por colaboradores da Unidade Covid-19 são diferentes, isso ajuda a identificação desses profissionais. Toda a equipe passa por treinamentos periódicos, com abordagens de fluxo para acesso e saída, paramentação e desparamentação de EPIs, transporte de pacientes, manual de enfrentamento, entre outras.
O médico Almir Gonçalves, diretor assistencial do HRCC, relata que o HRCC integra um papel importante no combate da Covid-19 no sul da Bahia. “Com o apoio do Governo do Estado, o empenho do governador Rui Costa e do secretário Fábio Vilas-Boas, estamos ampliando a oferta de leitos de UTI e oferecendo o atendimento necessário para pacientes internados com o novo coronavírus. Ainda é importante frisar que a separação das unidades está garantindo atendimento a pacientes de outras patologias com maior segurança”, concluiu.