Nos dias atuais, a presença das úlceras por pressão tem sido apontada como um forte indicador que precisa de uma atenção especial por parte dos serviços de saúde, já que a maior parte delas pode ser prevenida com adoção de medidas adequadas e educação para prevenção dirigida aos profissionais de enfermagem.
No Hospital Manoel Victorino, os profissionais estão ampliando rotineiramente as ações voltadas para a segurança do paciente.
Nilva Andrade, presidente do Núcleo de Segurança do Paciente – NSP- destaca que as atividades para a segurança do paciente são diárias, com visitas direcionadas onde é detalhado em relatório com a finalidade de registrar e comprovar os indicadores de qualidade.
“Essa semana estamos intensificando as orientações sobre úlcera de pressão que é um indicador de qualidade da assistência, então, estamos intensificando as orientações e executando dos protocolos de prevenção”.
Nilva sinaliza que a úlcera por pressão é um problema de saúde pública que engloba aspectos biopsicossociais do indivíduo e da família, resultando em hospitalização, institucionalização, perda da qualidade de vida e alto custo. “Nós membros da equipe multiprofissional temos nossa importância na prevenção, que é eficaz quando todos trabalham nesta causa, aqui no Hospital Manoel Victorino temos nosso olhar voltado para a prevenção, o cuidado com o paciente e principalmente o restabelecimento da saúde”, concluiu.