O Hospital Manoel Victorino (HMV), através da equipe do Serviço Social, está realizando o projeto Letra e Melodia.
O projeto de intervenção musical é inovador, com a perspectiva de humanizar ainda mais as ações e cuidados de saúde, e conta com execução de músicas, realização de dinâmicas, ações lúdicas, com um diálogo baseado no tema proposto.
A assistente social Anaide Mota sinaliza que trabalhar com a música e trazê-la para a vida das pessoas pode produzir efeitos terapêuticos fantásticos.
“O projeto Letra e Melodia tem como finalidade estabelecer maior contato entre os acompanhantes e profissionais por meio de vivências musicais, de modo a se construir um melhor relacionamento pessoal e um ambiente harmonioso, motivador e menos estressante, facilitando assim a comunicação e intervenção dos profissionais, em relação ao autocuidado, cuidado com o outro, contribuindo para o fortalecimento de laços pessoais e familiares”, revela.
Anaide Mota destaca ainda que “a ação da música, sua intermediação nas inter-relações dos acompanhantes, pacientes e profissionais, pode gerar benefícios para a qualidade de vida e saúde, bem como, elevar as possibilidades de se estabelecer relações de qualidade no hospital, desenvolvendo um ambiente mais humanizado”.
O projeto acontece no auditório da unidade a cada 15 dias, com duração de 2 horas, e tem a participação das assistentes sociais, acompanhantes dos pacientes internados e apoio da equipe de humanização.
Maria Santana está acompanhando seu pai de 72 anos, Maurício Santana, que realizou uma cirurgia de fêmur. Ela ficou impressionada com o projeto.
“Que lindo participar desse momento, fiquei emocionada e em paz. A música me fez lembrar bons momentos e me deu um ‘gás’, para continuar firme e cuidando do meu paizinho”, disse.
Ana Lúcia Santos também revelou a satisfação com o projeto. “Estou com minha mãe, Gerusa Santos, há 10 dias aqui no Hospital Manoel Victorino. Desde que chegamos, o atendimento tem sido excelente. Ontem fui convidada para ir ao auditório e fiquei impressionada com a ação. Eu e os demais acompanhantes saímos renovados”.
O projeto Letra e Melodia tem como instrumento de trabalho a música e objetiva atentar para os aspectos da construção pessoal e social que este instrumento assume na vida dos indivíduos, na medida que adquire um significado para cada pessoa, articulando experiências de vida, vivências, emoções e sentimentos.