Hospital Manoel Victorino organiza evento com abordagem sobre disfagia

O Hospital Manoel Victorino, através do setor de fonoaudiologia realizará várias mobilizações nos setores da unidade com o objetivo de lembrar o Dia Nacional de Atenção à Disfagia, celebrado em 20 de março.

A fonoaudióloga HMV Ariane Santana, destaca que a disfagia é uma alteração na deglutição, ou seja, no ato de engolir alimentos ou saliva e pode ocorrer em diferentes fases da vida, especialmente em pacientes com lesão neurológica e idosos, podendo trazer sérias consequências à saúde.

“A disfagia pode levar o paciente a quadros de desnutrição e desidratação. O paciente com disfagia também pode sofrer com aspiração do alimento ingerido, secreções orais ou ambos. Essa aspiração pode causar pneumonia aguda e doença pulmonar crônica. Como são complicações graves, que podem resultar inclusive em óbito, a identificação da disfagia e a adoção de cuidados orientados pelo fonoaudiólogo são extremamente importantes”, revela.

Ariane Santana sinaliza ainda que a equipe de fonoaudiologia adota estratégias específicas, elaboradas de forma personalizada para cada paciente. O objetivo é garantir que os pacientes tenham condições de receber a alimentação e a hidratação adequadas.

As inscrições são gratuitas e os interessados podem realizar com a fonoaudióloga Ariane Santana no Hospital Manoel Victorino.

Conheça:

Quais são os sintomas da disfagia?

Pode parecer algo banal ou passageiro, mas a dificuldade para engolir substâncias líquidas ou sólidas não deve ser negligenciada. A disfagia pode indicar doenças graves, como câncer de esôfago e megaesôfago. Quanto antes o diagnóstico for realizado, maiores as chances de tratamento. De forma geral, pacientes com disfagia costumam apresentar:

• Tosse e engasgos frequentes durante ou após comer e beber;

• Alterações na voz durante a alimentação;

• Dor ao engolir;

• Recusa para se alimentar;

• Alimentos e saliva que escapam da boca;

• Perda de peso;

• Pneumonias de repetição;

• Sensação de alimento parado na garganta;

• Dificuldade ou lentidão durante a alimentação.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital