Durante o mês de maio, todos os serviços de saúde do país, comemoram-se datas alusivas ao Controle de Infecções Hospitalares.
Assim como ocorreu com o Dia Mundial de Higiene das Mãos, em 5 de maio, aconteceu no dia 15, onde é celebrado o Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares.
No Hospital Manoel Victorino, os profissionais contaram com uma série de ações, todos devidamente com EPI’s foram orientados sobre a correta higienização das mãos.
A higienização das mãos é um fator importante para o controle de infecções hospitalares.
O enfermeiro da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, (CCIH), Alex Coelho lembra que “a lavagem com água e sabão e o uso do álcool gel são considerados os procedimentos efetivos para evitar a transmissão de infecções durante o atendimento aos pacientes, contribuindo também para a segurança de outros usuários dos serviços de saúde e dos profissionais que atuam na assistência”.
Entenda – As infecções hospitalares são eventos indesejados relacionados com a permanência de pacientes nos hospitais.
A ocorrência de infecções é influenciada por vários fatores que favorecem agentes infecciosos, como bactérias e vírus, a causarem uma nova doença no paciente internado.
Dentre as ações de prevenção, a higienização das mãos considerada a forma mais eficaz e econômica contra as infecções hospitalares.
Segundo a OMS, se a medida fosse adotada corretamente, os casos de infecção diminuiriam em 70%.