Hospital Manoel Victorino intensifica ações de humanização com Núcleo de Segurança do Paciente

Para melhoria da assistência ao usuário de saúde, o Hospital Manoel Victorino vem realizando diversas ações em benefício dos usuários do SUS. Um exemplo é a intensidade de atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Segurança do Paciente, que trabalha a visão de que não só o médico é responsável pelo atendimento, mas toda a equipe multiprofissional e o próprio paciente.

O principal desafio do Núcleo é envolver o colaborador na importância da segurança dos pacientes. Diariamente os membros do NSP se empenhan para melhorar e divulgar os conceitos, além de implementar ações concretas voltadas à segurança do paciente, estimulando os colaboradores e desenvolvendo o trabalho em todos os setores do hospital, o que inclui também o desenvolvimento dos protocolos.

Para os profissionais do HMV, o paciente é visto como um cliente! A gestão tem como prioridade a garantia da segurança do paciente. Para isso, estão reduzindo os eventos adversos através do Núcleo de Segurança do Paciente, que implementa os protocolos e dissemina a informação entre os demais.

Na unidade há atividades diárias e a gestão ativa, o que tem assegurado que os protocolos estão, de fato, sendo seguidos.

Outro ponto importante é investimento em treinamentos e cursos de capacitação que os profissionais estão rotineiramente participando.

Nilva Correia, presidente do Núcleo, informa que o Plano de Segurança do Paciente tem por objetivo instituir ações para a promoção e melhoria da qualidade da assistência, assim como a disseminação sistemática da cultura de segurança nos serviços de saúde.

“ Com o Núcleo de Segurança do Paciente no hospital, as equipes se tornaram, além de multi, interdisciplinares. Isso está sendo um ponto pra lá de positivo, pois, de uma forma ou de outra, todos contribuem e aprendem. A implantação dos protocolos nos deu uma visão ampla de fatos que já conhecíamos, mas que não eram totalmente considerados. Outro ponto positivo foi o envolvimento dos familiares dos pacientes nas ações que estão sendo implantadas, além da melhoria contínua dos processos, buscando evitar a reincidência de fatos que afetem negativamente a segurança do paciente”.

Avanços 2018:

Integração da equipe multidisciplinar para realização de ações de segurança do paciente na unidade HMV;

Divulgação da politica de cultura de segurança durante a internação hospitalar. Além da divulgar das seis metas de segurança preconizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA”;

Desenvolvimento de indicador de qualidade na identificação do paciente (Todos os nossos paciente são identificados com pulseiras de identificação, inclusive os ambulatórias com pulseiras durante a permanecia na unidade);

Desenvolvimento das ações para a notificação de eventos adversos e gerenciamentos dos eventos,
Promoção de cursos de capacitação para novos multiplicadores das ações de segurança do paciente;

Conclusão da implementação dos protocolos de segurança dentro da seis metas.

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