Os funcionários do Hospital Manoel Victorino estão participando, durante essa semana, da votação que elegerá os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA),com o objetivo zelar pela segurança de todos os funcionários, desenvolvendo ações que previnam acidentes e melhorem a qualidade do ambiente de trabalho.
Os membros da CIPA atuam com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) identificando as potenciais condições de insegurança que os colaboradores estão expostos, através de rondas de seguranças.
Eles ainda tem a função de organizar a Semana Interna de Prevenção aos Acidentes de Trabalho (SIPAT), realizar e participar de ações de prevenção, e analisar possíveis ocorrências propondo melhorias no processo.
Segundo o engenheiro do trabalho, Cláudio Estevão, uma das principais finalidades da CIPA é zelar pela promoção da saúde de todos os funcionários da unidade.
“Fazer a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho não é uma atividade fácil, e é justamente por isso que a CIPA é uma ferramenta de extrema importância, porque tem como missão cuidar da integridade física dos trabalhadores e de todos que interagem com a empresa, inclusive os prestadores de serviço”, explicou o engenheiro.
Após o resultado das eleições, para validar o processo será promovido um treinamento dos novos membros, que é regulamentado pelo Ministério do Trabalho. O curso discutirá os papéis da CIPA e a promoção da saúde de todos os funcionários da unidade. Serão abordados ainda temas como a organização da CIPA, noções sobre acidentes e doenças de trabalho, prevenção e combate a incêndios, legislação do trabalho e primeiros socorros, dentre outros.