O Hospital Manoel Victorino, através da equipe do Serviço Social, deu início ao Projeto Música como estratégia de humanização no HMV. A primeira ação do Projeto aconteceu com uma Ação Natalina, em parceria com a Comissão de Humanização.
De acordo com a assistente social Simone Andrade, o projeto foi elaborado por acreditar que a música é uma ferramenta terapêutica, com foco nos aspectos psicossociais do tratamento, na qual potencializa as funções físicas e mentais, melhora a auto-estima, amplia as relações sociais, estimulando melhoras cognitivas, motoras, de comunicação e as habilidades sonoras e musicais, contribuindo assim, com evolução positiva dos pacientes.
“O objetivo é utilizar a música como estratégia de humanização no ambiente hospitalar e minimizar os impactos negativos na hospitalização, promovendo a melhoria na qualidade de vida”.
Simon Andrade destaca que o uso da música no hospital tem como intuito promover a democratização do acesso à música, o bem-estar e a qualidade de vida aos pacientes e acompanhantes. “O papel das assistentes sociais neste projeto é proporcionar um ambiente mais humanizado e, através da música, atingir objetivos terapêuticos como manutenção, prevenção e recuperação da Saúde física e mental”.
Nessa primeira ação, a equipe e o público contaram com a participação do violinista Bruno Smetak. O projeto proposto acontecerá nas principais datas comemorativas como: Carnaval, Dia das Mães, São João, Dia dos Pais e Natal, nas dependências do HMV. Nas ações são convidados músicos profissionais que na execução do projeto utilizam instrumentos musicais. As músicas escolhidas têm temas alusivos de acordo com datas comemorativas.
O projeto é uma ação do Serviço Social do HMV e traz ainda a inserção da arte como dispositivo de expressão e fortalecimento da subjetividade dos usuários e profissionais. As responsáveis pelo Projeto são Anaide de Jesus e Simone Andrade.