A direção do Hospital Manoel Victorino, unidade de saúde que que integra a rede de hospitais do estado da Bahia, tem uma atenção quando o assunto é prevenção. No mês de outubro, por exemplo, as ações foram intensificadas e diversas atividades sobre a prevenção do câncer de mama foram promovidas pela equipe.
Profissionais do Serviço Social, por exemplo, realizaram uma série de palestras de fácil entendimento para familiares e acompanhantes dos pacientes que se encontram internados no hospital.
A unidade recebeu decoração temática e promoveu ainda orientações sobre a importância da realização periódica dos exames e as maneiras adequadas para a detecção precoce do câncer de mama.
Apesar de ser um hospital voltado para a ortopedia, nada impede que a equipe apoie a campanha, afinal, a causa é mais do que justa e deve ser abraçada por todos, pois o câncer de mama é uma doença que a cada dia mata dezenas de mulheres no país e a conscientização sobre as formas de prevenção é hoje uma das grandes armas de combate ”, informou Ferraz.
Edna Monteiro, assistente social, afirma que a equipe busca apoiar e acolher os usuários do SUS e em outubro várias atividades foram realizadas visando ampliar a divulgação da Campanha Outubro Rosa. “Apoiamos todas as campanhas lançadas e neste mês que o destaque é para o Outubro Rosa, estamos promovendo atividades de conscientização, dando ênfase nos assuntos relacionados àprevenção, realização de exames para que a campanha seja abraçada e multiplicada por todos”, informou a assistente social.
Avaliação: Maria Auxiliadora, tem 32 anos, está acompanhando sua mãe, Maria Luz, que está internada no hospital Manoel victorino. Ela parabenizou a iniciativa e disse que orientações são importantes para a prevenção de doenças. “Achei ótimo e muito esclarecedor a palestra, com linguagem simples, de fácil compreensão tanto para mim como para os outros que estavam presentes, tendo inclusive a presença dos homens, que na minha opinião são multiplicadores dessa importante campanha. Aqui a maioria dos acompanhantes são do interior e muitas vezes não têm conhecimento algum”, disse. Fernanda Ferreira disse que uma familiar já teve câncer e é um momento dificil. “Quando alguém próximo tem a doença é ainda mais difícil, e a prevenção é essencial, então essas palestras são muito importante porque ainda tem pessoas que desconhecem e não realizam exames de prevenção”.