Profissionais do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Manoel Victorino estão desenvolvendo na unidade o Projeto ‘Minuto Segurança do Paciente’, o qual visa trabalhar a política de segurança na unidade hospitalar, enfatizando as seis metas de segurança do paciente, criando barreiras de controle de ocorrência, incidência e evento adverso.
Segundo a presidente do NSP, Nilva Andrade, a ideia do projeto surgiu a partir de reuniões com a equipe do núcleo sobre possíveis estratégias que criassem barreiras para evitar a ocorrência de eventos adversos relacionados ao preparo e administração de medicamentos, assim como, a identificação correta do paciente e ainda sensibilização da equipe multidisciplinar para a multiplicação da cultura da segurança no HMV.
“As ações são desenvolvidas nas unidades de internamento, ambulatório, UTI, centro cirúrgico, CME, agência transfusional, laboratório, serviço de nutrição e demais setores”, informou.
Nilva sinaliza que as visitas são direcionadas a partir de um check list padronizado de treinamentos in loco com o NSP – HMV como emissão de relatório com a finalidade de registrar e comprovar os indicadores de qualidade , contemplando os colaboradores, membros da equipe disciplinar, pacientes e acompanhantes assistidos no Hospital Manoel Victorino.
A aceitação da proposta do projeto pelos pacientes é positiva, conforme relata alguns pacientes.
O autônomo Josias Damasceno destacou que “estar internado em um hospital que tem profissionais que se preocupam com a nossa segurança, que promove atividades e nos orientam sobre todo nosso tratamento é muito bom. Hoje conheci o projeto ‘Minuto Segurança do Paciente’ e entendi que eles tem um cuidado enorme ao administrar as medicações, além de tirar nossas dúvidas, enfim, fiquei muito feliz e saber que estou em um hospital com tantas qualidades”.
Maria Helena Ferreira também fez questão de falar do projeto. “Fiquei surpresa e ao mesmo tempo contente em saber desse cuidado que a equipe tem com a gente, não sabia que existia algo assim. Quando a gente chega em um hospital não tem ideia de como tudo funciona. Parabéns aos funcionários daqui, estou satisfeita de estar realizando meu tratamento aqui, agora mais ainda”.