Hospital Manoel Victorino amplia a atuação de serviço psicologia com projetos de acolhimento para equipe multiprofissional

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e todos os demais envolvidos com a área da saúde estão na linha de frente do combate ao Covid-19. Além de estarem mais expostos à doença, também precisam enfrentar as dificuldades em lidar com vidas e sentimentos pessoais em meio à pandemia.
Para ajudar quem cuida da população, o Serviço de Psicologia do Hospital Manoel Victorino (HMV), intensificou as ações direcionadas a esses profissionais durante a pandemia. O trabalho é realizado em parceria com os profissionais de enfermagem.

A gerente de enfermagem do hospital, Tauane Alencar, informou que, diante do momento atual de pandemia Covid-19, diversas ações tiveram que ser ampliadas e reformuladas. O objetivo é amenizar ansiedade e angústia dos profissionais. “Percebemos a necessidade de realizar algumas ações pontuais nesse cenário de crise vivenciado pelos profissionais de saúde. Principalmente os que estão na linha de frente. Observamos que muitos deles estavam ansiosos por causa desse atual momento, manifestando dificuldades na vida pessoal e profissional” relata ela.

Ana Paula Tavares, umas das psicólogas do HMV, sinaliza que as demandas nesse momento identificadas no convívio com a equipe pode gerar um grande impacto na saúde mental dos profissionais. Dessa forma, ela e Carla Maiara Santos, também psicóloga do hospital, estão desenvolvendo projetos que visam ofertar um espaço de escuta e acolhimento para os colegas de trabalho. Entre eles destacam-se o Projeto de Acolhimento Presencial, o Projeto para Profissionais com a ferramenta WhatsApp e o Projeto para Profissionais com suspeita de Covid-19.

O Projeto Acolhimento Presencial acontece com no máximo 05 profissionais de enfermagem. A coordenação do projeto é feito em revezamento pelas psicólogas e é realizado respeitando as medidas preventivas do Covid-19 instituídas pelo Serviço de Infecção de Controle Hospitalar (SCIH).

Já no Projeto com Profissionais aconteceu a criação de grupo de whatsapp fechado, administrado apenas pelas psicólogas, e com o objetivo de encaminhar mensagens reflexivas, de orientação emocional e psicoeducativa. Proporciona-se, assim, apoio emocional aos profissionais de saúde.

No Projeto para os Profissionais com suspeita ou confirmação de Covid-19, as psicólogas Ana Paula e Carla Maiara realizam ligações e oferecem suporte emocional aos profissionais. O contato é informado previamente pelas coordenações e, caso necessário, é disponibilizado a lista dos serviços gratuitos de acolhimento psicológico ou encaminhamento externo para atendimento psicológico on-line.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital