O Serviço de Psicologia do Hospital Manoel Victorino composto pelas psicólogas Ana Paula Tavares e Carla Maiara Santos em parceira com a Comissão de Humanização está realizando ações em prol do Setembro Amarelo: A Campanha que oferece apoio na prevenção do suicídio.
No dia 11 de setembro de 2019, por exemplo, uma ação educativa envolveu colaboradores e acompanhantes da instituição.
O evento teve como objetivo promover uma roda de conversa coordenada pelas psicólogas Ana Paula Tavares e Carla Maiara Santos na qual inicialmente foram entregues impressos com frases inacabadas sobre o tema onde cada participante complementava com seu olhar e crenças sobre o conteúdo presente e em seguida os mesmos compartilhavam no grupo para discussões e reflexões sobre o suicídio, suas manifestações psíquicas, importância da rede de apoio e empatia diante do sofrimento psíquico vivenciado pelo indivíduo.
Nesse espaço de diálogo, os participantes contaram também com a presença do voluntário Valdemar Andrade da CVV (Centro de Valorização da Vida) que abordou sobre funcionamento e dinâmica do CVV, assim como, conteúdos relevantes sobre a prevenção do suicídio.
Ana Paula Tavares, psicóloga da unidade sinaliza que é preciso quebrar o estigma em torno do suicídio, com uma abordagem destacando os canais de apoio disponíveis para a população.
“É importante que se promova o dialogo sobre o assunto, porque muitas vezes com a orientação, apoio e compressão de uma situação ou problema, consegue-se preservar vidas. Por isso, o cuidado com a saúde mental é fundamental e é preciso multiplicar a informação.”, afirma.
Após término da roda de conversa, foi distribuído folders sobre a Campanha Setembro Amarelo juntamente com material do CVV e ofertado coffe break ao público presente.