Hospital Manoel Victorino aborda a importância da higienização das mãos:

As mãos são consideradas as principais ferramentas das equipes que atuam nos serviços de saúde e o ato de higienizá-las aumenta a segurança na assistência ao paciente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o 5 de maio como o Dia Mundial da Higienização das Mãos para que todos os profissionais de saúde desenvolvam ações que reforcem as medidas de higiene e previnam infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS).

Profissionais do Hospital Manoel Victorino promovem de modo contínuo atividades educativas, com ênfase na importância da lavagem das mãos no controle e prevenção da infecção; orientam sobre a técnica correta para lavagem das mãos para funcionários, familiares de pacientes e visitantes, explicando que este simples gesto se constitui em método fundamental para a não propagação das infecções em ambientes hospitalares.

A ação tem como foco principal a conscientização, pois a equipe defende que visitantes e familiares também tem o dever de lavar corretamente as mãos ao entrar e sair de enfermarias, e usar corretamente o álcool gel.

A higienização das mãos é geralmente realizada pela lavação com água e sabão ou pela fricção com álcool.  Ambos são excelentes, atendendo perfeitamente o objetivo de eliminar os agentes patogênicos. A lavação com água e sabão é o processo que tem por finalidade primordial remover sujeira e a flora transitória (aquela adquirida no contato com pessoas, objetos e superfícies), sendo preferida caso as mãos estejam com sujeira visível.

Dada à importância da higienização das mãos, é indispensável também orientar desde a infância sobre os benefícios desse processo. Deve-se esimular as crianças a higienizar as mãos de forma correta, assegurando que essa prática torne-se hábito ao longo da vida.

A direção do Hospital Manoel Victorino assegura que a estratégia de maior importância ainda é a higienização das mãos por parte também dos profissionais de saúde sempre antes e após examinar o paciente ou prestar algum tipo de cuidado. Para que a adesão a esta medida simples seja universal, os colaboradores da uidade há um esforço grande para manter um programa de educação continuada em higienização das mãos.

As vantagens da higienização das mãos são inquestionáveis: a redução da mortalidade e dos custos associados ao tratamento. A participação dos pacientes e familiares como promotores da higiene das mãos é essencial para ampliar as barreiras contra infecções. A família deve atuar, ainda, como avaliadora da prática entre os profissionais de saúde. O álcool em gel, usado bastante em unidades hospitalares, por exemplo,  garante boa assepsia, apresenta rápida ação e excelente atividade bactericida e fungicida.

Maira Andrade, lembra  que, a  rotina de higienização, considerada simples, é também a mais eficaz e de maior importância na prevenção e controle da disseminação de infecções. “Aqui no Hospital Manoel Victorino há um trabaho de conscientização sobre a importância de higienizar as mãos. Os profissionais são estimulados a tornarem os cuidados necessários, através de projeto de educação permanente, avaliações de rotina, afinal a ação correta é a garantia do cuidado seguro para nossos pacientes”.

 Importante lembrar ainda que, as mãos são o principal veículo de transmissão de microrganismos de um indivíduo para outro.  O simples ato de lavar as mãos de forma correta constitui a principal medida de controle no desenvolvimento de infecções, pois reduz significativamente a transmissão de micróbios presentes na pele das mãos.

O enfermeiro, Alex Coelho, lembra que,  a comemoração deste dia a nível mundial tem por objetivo  transformar a lavagem das mãos num hábito frequente e numa cultura de que ‘Mãos limpas salvam vidas’, envolvendo profissionais de saúde e população em geral. Durante a ação os participantes ainda receberam brindes com temas interativos e educativos.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital