A Direção do Hospital Manoel Victorino adota como uma das prioridades de gestão a humanização no atendimento assistencial, para tanto, instituiu o Programa de Integração de Novos Colaboradores, implementado pela Coordenação da Educação Permanente da Unidade.
Este programa é voltado aos colaboradores admitidos na Unidade, cujo conteúdo básico é composto por: Palestra para apresentação do hospital, sua história, Missão, Visão e Valores da empresa gestora, filosofia de trabalho e serviços prestados na Unidade; visita guiada ao hospital; treinamento sobre procedimentos de segurança e controle de infecções hospitalares; atividades localizadas e treinamentos específicos de acordo com as necessidades de cada área de trabalho.
As palestras ocorrem mensalmente com a presença da equipe multidisciplinar do Hospital, contando com a participação dos seguintes setores: Recursos Humanos, Departamento Pessoal, CCIH, Psicologia, Educação Permanente, Fisioterapia, Segurança do Trabalho, Serviço Social e Gerencia de Enfermagem.
Luana Iglesias, coordenadora da Educação Permanente informa que o Programa de Integração é uma forma de cada representante de setor apresentar um pouco do funcionamento do mesmo e os principais processos. ”Nosso objetivo é que todos os funcionários ao serem admitidos possam entender o fluxo da instituição, além de darmos boas-vindas para que os mesmos se sintam acolhidos”. Após o treinamento inicial é oferecido um coffee break e cada novo colaborador recebe um folder com as principais informações referentes a unidade, informa Iglesias.
Este programa foi estendido aos estágios curriculares de faculdades que utilizam o hospital como campo de ensino.
O Programa visa ainda estreitar a relação entre o colaborador e a empresa, diminuindo o temor e ansiedade vivenciados em um novo emprego, além de passar todas as informações referentes ao funcionamento da unidade hospitalar, suas normas e rotinas.
Além do Programa de Integração de Novos Colaboradores, diversos treinamentos são realizados na Unidade, pelo Setor de Educação Permanente e outros serviços internos e/ou externos, visando a qualificação e atualização constante dos profissionais. Em 2016, até a presente data, foram realizados treinamentos de Posicionamento e Cuidados no Paciente Ortopédico em Ambiente Hospitalar; Órtese, Prótese e Materiais Especiais (OPME) em Imagens; Cuidados População em Situação de Rua; Cuidando do Cuidador; Administração de Medicamentos Endovenosos; Segurança no Ambiente Hospitalar; Acesso venoso; Cuidando do Paciente Renal; Sistematização da Assistência de Enfermagem (S.A.E.); Evento Adverso, Doação de Sangue, dentre outros.