Hospital Dantas Bião realiza captação de múltiplos órgãos

 

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Regional Dantas Bião realizou neste domingo, 07 de novembro, mais uma captação de múltiplos órgãos.

O doador P.H.T.M. 16 anos, teve o diagnóstico de morte encefálica confirmada e, após realização de todos os testes comprobatórios determinados pela legislação brasileira, e seguidos os requisitos do processo, foram captados: Coração, rins, baço e córneas.

Lívia Claudia Barbosa, enfermeira da CIHDOTT e Telma dos Santos técnica de enfermagem destacam que a captação contou com o apoio de uma equipe multiprofissional bem preparada, que deu todo o suporte à família do doador, acolhendo, conversando, esclarecendo todas as dúvidas.

 

 

“Abordar uma família em um momento de dor é uma missão complicada e difícil, porque sabemos que a família do doador está em um momento de dor, então, durante o processo acolhemos os familiares, sanamos as possíveis dúvidas e informamos como se dá o processo da captação. Oferecemos a possibilidade do último legado que alguém pode deixar, são duas emoções distintas, por um lado nos sensibilizamos com uma perda precoce da família, mas ao final do processo sentimos uma sensação de dever cumprido, pois em meio a dor, surgi a esperança para várias famílias; esse sentimento fica mais completo quando ao final de todo processo com êxito, o familiar nos agradece por ter ocorrido a captação, expressam o sentimento de amor, pois seu ente querido irá ajudar a salvar outras vidas, após sua partida”.

Importante destacar que no processo de captação, a família do doador tem o apoio da equipe multiprofissional do HRDB composta por psicóloga, fisioterapeuta, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, entre outros.

A captação foi realizada pela equipe do cirurgião Dr. Ávio Brasil.

 

 

 

 

 

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital