O Hospital Regional Dantas Bião promoveu nos dias 12 e 13 de setembro, um workshop de Excelência no Atendimento aos usuários do SUS com o objetivo de preparar toda equipe para lidar com os pacientes, acompanhantes e colegas de trabalho.
O workshop teve a parceria da empresa Microlins que está no mercado há 25 anos e abordou temas como: humanização, acolhimento, empatia, relacionamento interpessoal e contou com dinâmicas de atendimento ao cliente.
Ana Barbosa, consultora de carreira da Microlins acredita que não basta apenas agradar ao público é necessário desenvolver ações que facilitem a vida do paciente/ acompanhante.
“Precisamos oferecer muito além daquilo que os usuários esperam da instituição, precisamos manter um diálogo, entender suas solicitações e buscar resolver suas demandas”.
A palestrante e orientadora educcional, Maria Jacineide, destacou que os profissionais não devem encarar seu trabalho como um campo de batalha, pelo contrário devem chegar dispostos a somar com a empresa.
“A ideia de excelência no atendimentonos leva-nos a ver nossos clientes como parceiros, eles são a própria razão de existir das instituições, cada funcionário está responsável por uma função e tem determinada importância no setor que atua. E o mais iportante é saber receber esse usuário, de maneira cordial, simpática, clara, objetiva, buscando sempre ajudar a resolver o que foi solicitado”.
Avaliação – O técnico de segurança do trabalho, Daniel Ramos, destacou a importância do treinamento. “Os dois dias de treinamento foram bastante produtivos, a equipe utilizou metodologias que proporcionam uma maior integração entre os participantes e facilitaram nosso processo de aprendizagem. Com certeza saimos daqui com uma bagagem de conhecimentos que usaremos não só no trabalho, mas no dia a dia”.
A encarregada de recepção, Adyla Bispo, concorda com a opinião do colega Daniel e acrescenta: “A iniciativa da direção do hospital foi valiosa, pois só comprova o comprometimento da unidade em receber e acolher bem os usuários que nos procuram. Com certeza a forma que recebemos e tratamos os usuários do SUS contribui também para a recuperação deles”.
O Programa de Treinamento continuará durante o segundo semestre de 2017 e pretende proporcionar ainda, aos colaboradores, conhecimento para melhorar, a cada dia, a qualidade no atendimento dos pacientes assistidos no Hospital Regional Dantas Bião.