Hospital Dantas Bião promove treinamento sobre TRM  para equipe de enfermagem

A direção do Hospital Dantas Bião, em Alagoinhas,  continua promovendo capacitações para os colaboradores da unidade. Na quinta feira, 09,  a equipe do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) promoveu para profissionais  de enfermagem um treinamento onde foram abordadados temas como: Cuidados aos pacientes com Trauma Raquimedular (TRM) e Técnicas de Contenção Mecânica.

A  enfermeira, Michele Dias, pontuou que os pacientes com TRM possuem uma dependência maior  dos cuidados de enfermagem, sendo assim, faz-se necessário aprofundar os conhecimentos.

“O objetivo desse treinamento é orientar e multiplicar os conhecimentos da equipe, visando assim,  prestar uma assistência especializada ao paciente, promovendo a recuperação da sua saúde, auxiliando na reabilitação e prevenindo complicações, possibilitando, assim, que o mesmo reassuma sua autonomia, com retorno ao seu ambiente social”.

Para a técnica de enfermagem Naiara Santana, os treinamentos são importantes e os assuntos abordados na terça-feira, precisam de uma atenção especial, já que são casos graves que acometem principalmente jovens, exigindo um planejamento cuidadoso da assistência de enfermagem.

“Hoje foram discutidos temas importantes como imobilização da coluna, uso correto do colar cervical,  prancha rígida, orientações sobre a lesão medular,contenção física e mecânica, entre outros; nós,  profissionais de saúde, precisamos estar atualizados para contribuir com a recuperação dos pacientes e precisamos multiplicar esses conhecimentos com nossos colegas”.

Entenda – O Trauma Raquimedular (TRM) constitui o conjunto de alterações, temporárias ou permanentes, nas funções motora, sensitiva ou autonômica, consequentes à ação de agentes físicos sobre a coluna vertebral e os elementos do sistema nervoso nela contidos. O acometimento da coluna cervical acontece em 2/3 dos pacientes com TRM e frequentemente apresentam lesões simultâneas, como trauma torácico, abdominal e lesões vasculares do sistema vértebro-carotídeo.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital