Hospital Costa do Cacau indica perspectivas positivas em 2021 para o projeto Artroscopia Para Todos

 

Com a proposta de interiorização e universalização da cirurgia de artroscopia em diversas regiões da Bahia, o projeto “Artroscopia Para Todos” começou no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, em novembro de 2020. Este ano, já foram realizados 73 procedimentos cirúrgicos e aproximadamente 500 atendimentos ambulatoriais na unidade hospitalar.

De acordo com o médico Umberto Castro Alves, idealizador do projeto e ortopedista que integra a equipe do HRCC, o hospital é pioneiro do ‘Artroscopia Para Todos’ e tem “metas crescentes para o próximo ano, com a supervisão da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Estima-se para 2021, a realização de 300 cirurgias de artroscopia e 1500 atendimentos ambulatoriais”.

Umberto Castros Alves ressalta que a proposta realizada no HRCC é pioneira no Norte e Nordeste do Brasil, revelando o compromisso da Sesab com a acessibilidade dos baianos aos procedimentos mais modernos e de maior custo nas cirurgias do joelho. “As demandas obedecerão aos critérios da fila única do Estado, porém como já foi salientado pelo secretario estadual da Saúde, Fabio Vilas Boas, não ficará nenhum baiano desassistido”, destacou.

Projeto Artroscopia Para Todos – cirurgia que permite uma abordagem das estruturas articulares sem a necessidade de corte, minimizando os riscos e permitindo uma reabilitação precoce. O procedimento é feito com o auxílio de uma câmera e uma lente que permite ampliar as estruturas dos joelhos, e assim facilita a identificação das lesões com apenas dois pequenos furos na articulação.

As vantagens da artroscopia para os pacientes são enormes: causa menos danos aos tecidos, mínimo sangramento, tem um tempo de cicatrização rápido em relação a outras cirurgias mais invasivas, cicatrizes que de tão pequenas costumam desaparecer com o tempo e praticamente indolor.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital