Colaboradores do Hospital Alayde Costa, subúrbio ferroviário de Salvador deu início esta semana a Campanha Zero Adorno que tem por objetivo: Destacar a importância da retirada dos adornos ao entrar no ambiente hospitalar.
A ideia da ação surgiu a partir de discussões realizadas entre o Serviço de Controle de Infecção junto com Núcleo de Segurança de Paciente e Segurança do Trabalho visando garantir a segurança do trabalhador e de seu paciente conforme estabelecido pela Norma Reguladora número 32.
A NR32 que trata sobre Segurança e Saúde do Trabalho em Serviços de Saúde, em especial com relação aos riscos biológicos, determina o não-uso de adornos, como pulseiras, anéis, alianças, relógios de pulso, brincos, piercings expostos, correntes, colares, presilhas, broches, gravatas e crachás pendurados com cordão nos postos de trabalho.
Importante destacar que com a campanha vai melhorar, ainda mais, a segurança e a proteção dos trabalhadores que atuam na assistência à saúde, contribuindo para a diminuição dos riscos de infecção no hospital.
“Essa restrição ao uso de adornos dentro do hospital também é um modo de evitar acidentes de trabalho e fortalecer a atuação conjunta dos profissionais de todas as áreas em prol de um ambiente mais seguro”, informou o técnico de segurança da unidade, Elton Pereira”.