Hospital Alayde Costa é referência em nefrologia e contabiliza mais de 250 mil procedimentos desde seu funcionamento

Implantado com a proposta de ampliar a oferta do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia, o Hospital Alayde Costa, localizado no Alto da Terezinha, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, realizou, no período de setembro de 2018 a janeiro 2020, mais de 41 mil procedimentos de diálise realizados. Foram realizados aproximadamente 179,143 exames laboratoriais e 3.477 exames de raio x, entre outros.

De acordo com o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, com o funcionamento do Alayde Costa, “pacientes renais crônicos que antes necessitavam permanecer internados em unidades hospitalares estaduais, passaram a ser reintegrados ao convívio familiar”.

A grande conquista da hemodiálise é a possibilidade da não internação. Pacientes estáveis, que têm condições de estar em casa, estão deixando de ser mantidos em hospitais. No HAC o paciente chega, faz o tratamento e volta para casa. Nos hospitais, havia muita gente internada há mais de cinco meses, em condições de alta. Agora, aos poucos, eles estão retornando aos seus lares.

O Centro de Hemodiálise conta com 35 poltronas, com capacidade diária para atendimento de pacientes em três turnos, bem como possui uma equipe multiprofissional com médicos nefrologistas, psicólogas, assistentes sociais, técnicos, enfermeiros, além de um laboratório de análises clínicas.

Avaliação – O paciente Antônio Silva, 65 anos, morador de Simões Filho, está fazendo diálise pela quinta vez e garante que o serviço é excelente. “Venho com frequência e já me sinto em casa. Além de ter um espaço agradável, os funcionários são atenciosos. Sem dúvida, esse Centro de Hemodiálise nos ajuda muito. Um local onde passamos várias horas do nosso dia e receber um ótimo atendimento durante esse período não tem preço”.

A satisfação com os serviços também foi relatada pela paciente Mariana Santos, 56 anos. “Estou aqui há três dias e já me sinto melhor. Assim que cheguei fiz vários exames e os médicos, enfermeiros, técnicos tiveram uma atenção toda especial comigo. Acredito que logo estarei em casa. Só tenho a agradecer a todos que estão comigo nesse momento”.

O Hospital Alayde Costa conta com médicos e atende pacientes com o perfil de ortopedia e clínica médica de longa permanência, a exemplo de indivíduos que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC) e não possuem condições sociais ou físicas de serem acompanhados no programa de internação domiciliar. O equipamento também dispõe de um parque de imagem, com raio-x e eco-doppler.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital