Profissionais do Hospital Alayde Costa deram início essa semana ao Projeto a Sala de Espera. Projeto de humanização direcionado para acompanhantes, familiares e demais usuários do SUS.
A sala de espera de uma unidade hospitalar é um espaço essencial para a prática educativa de promoção da saúde, pois é nela que os familiares e acompanhante, s pessoas de diferentes faixas etárias, se reúnem para receber orientações, tirar dúvidas e ainda aguardar atendimento de consultas médicas, de enfermagem,informações sobre atendimento social e também cuidados de assistência como: curativos, aferição de pressão arterial (PA) e outros.
Elinilce Alcântara, assistente social, e uma das idealizadores do Projeto destaca que na Sala de Espera, as pessoas se encontram, trocam experiências vividas entre elas e comentam suas dúvidas.
“O objetivo do projeto é acolher de forma humanizada os familiares e visitantes, orientando quanto as normas e rotinas da unidade, prevenção de Infecção Hospitalar e esclarecer as dúvidas em relação ao paciente, levando mais conforto e tranquilidade aos familiares”.
NO Hospital Alayde Costa, o Projeto Sala de Espera acontece diariamente e os participantes recebem também orientações sobre as normas e rotinas da unidade e noções de higienização das mãos para prevenção de infecção e outros assuntos.
Juliana Trindade, psicóloga do HAC, integrante do projeto, sinaliza que o hospital adotou uma abordagem diferenciada para os pacientes.
“Percebemos que os pacientes e acompanhantes chegam na unidade com dúvidas sobre as normas e rotinas, então, o projeto Sala de Espera é um momento para acolhê-los e sanar suas dúvidas. Nesse primeiro momento tivemos um retorno bastante positivo do nosso encontro”.