Hospital Alayde Costa adota visitas virtuais entre pacientes da UTI e familiares

Visitas para pacientes internados no Hospital Alayde Costa (HAC), no subúrbio ferroviário de Salvador, estão suspensas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Pacientes com demais quadros de saúde, internados nas enfermarias, (não sendo síndrome gripal), podem ter apenas um acompanhante, desde que seja uma pessoa com idade entre 18 e 60 anos, sem doenças crônicas ou agudas, porém as visitas foram suspensas até que a situação vivida atualmente, devido ao Covid-19, seja normalizada.

A iniciativa da vídeochamada surgiu para amenizar a saudade dos pacientes internados de seus familiares. Desta forma, os profissionais da unidade resolveram adotar uma nova estratégia para visita: a visita virtual para os pacientes da UTI, de diversas patologias e que estejam lúcidos.

A assistente social do HAC, Elinilce Alcântara, informa que as medidas tomadas têm uma atenção especial com paciente/familiar.

“Nós, profissionais da saúde, precisamos nos reinventar diariamente, para garantir a humanização do cuidado ao nosso paciente. Diante da impossibilidade das visitas na UTI, usamos a tecnologia ao nosso favor. Com a chamada de vídeo, a gente consegue levar ao paciente a emoção de ouvir a voz e ver o rosto de uma pessoa amada, e isso é maravilhoso”, explicou a assistente social.

A chamada acontece por meio de telefones celulares no horário da visita na parte da manhã (11h), onde a assistente social ou a psicóloga liga para o familiar e é iniciado o processo de vídeochamada. “Tomamos todas as precauções e medidas necessárias para que o paciente possa receber esta videochamada. Tudo é verificado com muito critério e cautela”, concluiu Elinilce.

A psicóloga Juliana Trindade destaca a importância da ação. ” Todo o processo é feito com muito carinho porque sabemos da importância de manter o vínculo afetivo do paciente, mesmo que de forma virtual, o que pode contribuir de maneira positiva no restabelecimento da saúde deles. Ouvir ou ver que tem uma pessoa especial do outro lado do visor do celular fortalece e motiva o paciente a enfrentar a doença”, ressaltou a psicóloga.

Além das chamadas de vídeo, o médico da UTI passa para os familiares dos pacientes internados na UTI do HAC, uma vez ao dia, (às 16h), o boletim com a atualização do quadro clínico de cada paciente.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital