Gestão do Hospital Monte Serrat estrutura SAC e pacientes destacam excelente atendimento

Na constante busca de aperfeiçoamentos, a gestão do Hospital Monte Serrat vem implantando avanços no atendimento ao cidadão, a exemplo da ampliação do acesso a serviços do SAC, ferramenta de suma importância como forma de estreitar as necessidades dos pacientes com os objetivos de melhorias almejados pela gestão, passando assim a ofertar esse canal de comunicação direta paciente-hospital.

O objetivo da gestão é justamente possibilitar o real e efetivo acesso a opinião da população que usufrui dos serviços do hospital, passando a ter uma visão mais individualizada das sugestões, reclamações e solicitações de serviços, podendo assim esclarecer individualmente as dúvidas e implantar aperfeiçoamentos específicos para cada necessidade, sempre em busca da satisfação dos usuários e do atendimento eficaz e humanizado.

Atualmente, o SAC do Hospital Monte Serrat conta com uma equipe formada por quatro profissionais preparados para proporcionar um melhor acolhimento e diálogo com os pacientes, acompanhantes e visitantes.

O presidente do IBDAH, Dr. José Antônio Sousa, sinaliza que o hospital conta também com indicadores de desempenho para monitorar a satisfação dos usuários. “A percepção do cliente em relação aos serviços prestados é mensurada através da aplicação de pesquisas de satisfação realizadas pelo SAC”, destacou.

Já encontra-se implantado sistema que informa ao paciente o tempo estimado para seu atendimento, seguindo padrões do protocolo de Manchester, conforme classificação de risco, possibilitando a gestão comparar o tempo estimado com o tempo de efetivo de atendimento e, assim, possibilitar à gestão do Hospital identificar possíveis entraves, passando a praticar melhorias na busca da otimização e dinamização do acolhimento ao cidadão.

O diretor técnico do hospital, Dr. Renato Cassani, sinaliza que o compromisso da equipe do SAC é proporcionar interação efetiva com os pacientes, oferecendo um atendimento resolutivo e eficiente, buscando o restabelecimento da saúde. “O SAC é um canal de comunicação que atende às mais diversas manifestações, seja para elogiar, fazer uma sugestão ou ao relatar alguma insatisfação. Após relato ao Sac a demanda é direcionada para à diretoria que toma as medidas necessárias”

A população já reflete as melhorias implantadas pela a gestão, como pode ser sentido pelos depoimentos dos pacientes citados:

“Ótimo atendimento, quarto limpinho, alimentação muito boa e diferenciada para meu perfil”. Assim, Elaine Cristina Farias Monteiro, gestante, 30 anos, inicia seu depoimento na tarde desta quarta-feira, 15. Ela garante que está recebendo uma assistência eficiente e acrescenta: “Sou diabética e já é minha terceira internação e sempre tive um cuidado especial de todos, desde o pessoal da limpeza aos médicos, enfermeiros, seja pela manhã, à tarde ou de madrugada, eles são muito presentes”.

Esse diferencial do atendimento foi pontuado também pela farmacêutica, Vera C. J. “Cheguei aqui na emergência com um sangramento muito forte no sábado a noite, (11), e desde a minha entrada o atendimento foi muito eficiente. Fiz alguns exames, fiquei na UTI e em todos os momentos o atendimento excelente. A alimentação fantástica ondea nutricionista avalia cada paciente, a minha é uma dieta leve, mas fantástica, recebo cinco refeições que incluem: sopas, chás, biscoitos. Estou sendo mimada, (risos).
Renato Marques, sofreu um acidente de trabalho e também compartilha da mesma opinião, quando o assunto é a assistência de qualidade. “Fui trazido para cá no dia 20 de dezembro, e de lá até hoje estou sendo muito bem tratado. A assistência da equipe de enfermagem é de 24 horas e os médicos passam todos os dias nos leitos dos pacientes. Já fiz duas cirurgias e amanhã serei novamente avaliado pela equipe médica e provavelmente receberei alta hospitalar. Este hospital pra mim é referência em qualidade no atendimento”, garantiu.

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