Funcionários do Hospital Regional Costa do Cacau recebem curso para formação de brigadistas

Iniciado nessa terça-feira (7) e com programação até sábado (11), 154 funcionários do Hospital Regional do Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, participam do curso para a formação da Brigada de Incêndio, com carga horária de 8h de aulas teóricas e práticas.

Após a conclusão desse treinamento, esses colaboradores voluntários receberão certificados e integrarão a equipe de brigadistas da unidade, com a responsabilidade de coordenar a evacuação do prédio em caso de incêndios e outros acidentes.

Faz parte do trabalho deste grupo também as ações de prevenção como a verificação de extintores, condições das saídas de emergência, participação em treinamentos e orientações para rotas de fuga em caso de emergência.

Todo a formação realizada pelo HRCC atende a Instrução Técnica n° 17/2016 – Brigada de Incêndio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia, que estabelece as condições mínimas para a composição, formação, implantação, treinamento, dimensionamento e reciclagem da brigada de incêndio, para atuação exclusiva em edificações, estruturas e áreas de risco no Estado da Bahia.

Ainda de acordo com o requisito normativo, a Brigada deve atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e prestação dos primeiros socorros, visando, em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio, reduzir os danos ao meio ambiente, até a chegada das equipes do Corpo de Bombeiro Militar da Bahia.

Bruna Sobral, engenheira de Segurança do Trabalho do HRCC, atenta para a segurança do hospital e o atendimento à legislação. “Toda edificação deve atender requisitos legais de segurança, aqui na unidade sempre observamos essas questões, ainda mais, em especial, em um ambiente que envolve atividades de saúde pública”, ressalta.

Para o médico Almir Gonçalves, diretor assistencial do HRCC, investir na qualificação da equipe faz parte das metas de assistência da instituição. “Um ambiente seguro, com um quadro técnico unido, especializado, empolgado em prestar os cuidados de maneira humanizada e agregada as tecnologias mais recentes na área da saúde, simboliza a realidade no HRCC. Esse curso de brigadista reforça o conhecimento da nossa admirável equipe e fomenta o aprendizado em novos campos”, enfatiza.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital