Na última segunda-feira (26), funcionários do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, participaram de um treinamento sobre o Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) da unidade hospitalar. A atividade foi organizada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e contou com uma palestra de Cláudio Estevão Menezes, engenheiro de Segurança do Trabalho.
O palestrante convidado abordou, durante o treinamento de aplicação teórica, com duração de três horas, diversos assuntos que devem ser observados para manutenção de uma segurança efetiva no ambiente de trabalho, como: riscos, perigos, tipos, fluxos e prevenção de acidentes; documentações referentes à saúde e a integridade dos trabalhadores, plano de contingência, Covid-19, entre outros temas relevantes para a compreensão do público presente.
Bruna Sobral, engenheira de Segurança do Trabalho e coordenadora do SESMT do HRCC, destacou que a apresentação do PGR tem como o objetivo a melhoria contínua das condições da exposição dos trabalhadores, por meio de ações multidisciplinares e sistematizadas, garantindo condições e ambientes de trabalho seguros e saudáveis. “Este documento vem em substituição ao antigo Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), conforme a nova Norma Regulamentadora (NR 01) que entrou em vigor este ano”, explicou.
A engenheira ressaltou a fundamental importância da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) na participação desse processo de acompanhamento do plano. “A organização, no nosso caso: o hospital, deve implementar o gerenciamento de riscos ocupacionais em suas atividades, também o gerenciamento de riscos ocupacionais deve constituir o PGR, que deve contemplar ou estar integrado com planos, programas e outros documentos previstos na legislação de segurança e saúde no trabalho”, detalhou.
“Gostaria de agradecer ao meu colega, o engenheiro de Segurança do Trabalho Cláudio Estevão Menezes pela apresentação do PGR para funcionários do HRCC, sendo muito assertivo em abordagens que esclareceram dúvidas sobre o programa”, concluiu.