Nesta terça-feira, 20, a equipe do Hospital 2 de Julho teve a oportunidade, de mais uma vez, estarem atualizando seus conhecimentos e assim, prestarem uma assistência com mais qualidade para os usuários do SUS.
A programação do dia, contou com a palestra, onde Maíra Andrade, enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), abordou Boas Práticas em Higiene Hospitalar e Técnicas Corretas de Higienização das Mãos – Prevenção e Controle das Infecções relacionadas à assistência à saúde, e desenvolveu dinâmicas com o grupo, para estimular os participantes a encarar novos desafios.
Maíra Andrade destacou que existem vários tipos de higienização das mãos e que cada profissional deve avaliar qual o tipo de higiene de mãos devem adotar de acordo com o procedimento que vai executar.
Ela ressaltou que a higienização das mãos é a medida individual mais importante no controle e prevenção das infecções relacionadas a assistência à saúde. ‘As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos, pois o contato com objetos e superfícies contaminados proporciona o acúmulo de bactérias na pele’.
“Nós, enquanto profissionais temos que estar vigilantes com nosso bem estar dentro e fora do nosso ambiente de trabalho. A enfermeira Maíra Andrade ainda fez uma reflexão em grupo sobre a definição de empatia e como os profissionais de saúde devem exercer esse sentimento ao executar as tarefas de saúde.
Importante destacar que no Hospital 2 de Julho, a direção da Unidade Hospitalar encara o desafio de oferecer conhecimentos e oportunizar atualização de sua equipe, o que reflete de maneira positiva na assistência qualificada aos pacientes.