“A UPAE é um equipamento com um grande potencial na Rede de Atenção à Saúde”, Lays Farias, professora UFPE.
Referência em qualidade, humanização e realização de serviços essenciais à população, a Unidade de Pronto Atendimento de Atenção Especializada em Abreu e Lima – UPAE – vem passando por inúmeros investimentos como a qualificação da equipe com treinamentos e capacitações, e ampliação de especialidades, a exemplo do Programa de Atenção ao Ostomizado – cirurgia que consiste na abertura de um canal que permite a comunicação entre um órgão interno e o meio externo, gerando o uso de uma bolsa coletora para eliminação de resíduos.
Com um atendimento de excelência já comprovado, a UPAE vem despertando o interesse de estudantes em conhecer o funcionamento da Unidade e no dia 17, estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco realizaram uma visita técnica acompanhados da professora, que é enfermeira, Lays Farias.
A professora destacou a importância de os alunos vivenciarem na prática os conteúdos aprendidos em sala de aula. “Nosso objetivo maior enquanto professores da Universidade Federal de Pernambuco foi realizar essa visita técnica com os alunos para conhecer a UPAE, pois é um componente importante que se integra à Atenção Primária”
Lays Farias destacou que “a UPAE Abreu e Lima foi a unidade escolhida para a visitação porque está situada na Região Metropolitana, e possui programas de referência cujos pacientes são encaminhados da Atenção Primária, a exemplo do Programa de Ostomizados, pé-diabético e lesões vasculares complexas”, informou.
Dr. Igor Soares, vascular da unidade, recebeu a equipe da UFPE sinalizando que a visita contribui de maneira bastante significativa para a vida acadêmica dos alunos.
“Iniciamos o atendimento aos pacientes otimizados em fevereiro de 2022 e já estamos atendendo uma média de 50 pacientes por semana, entre condutas iniciais e retornos. Essa visita foi essencial para a vida acadêmica com a ampliação e disseminação do conhecimento aos estudantes, seja para auxílio direto a enfermidades de origem vascular, bem como identificação de patologias que necessitem de atendimento de maior complexidade médico e/ou cirúrgico”, informou Soares.
Importante destacar que a UPAE é uma das unidades responsáveis pela assistência clínica a doenças vasculares por meio de consultas, orientações e seguimento de complicações relacionadas a estas enfermidades, como: úlceras, amputações de membros, edema de membros, erisipela de repetição, e identificação de em enfermidades que necessitem de tratamento cirúrgico em outras unidades hospitalares de maior complexidade.
Ao final da visita técnica, a equipe da UPAE: Dr. Igor Soares, enfermeira Janete Ferreira e o diretor da UPAE, Mário Seixas, colocaram-se à disposição da Universidade e de todos os estudantes e professores para novas ações de integração entre as instituições.