Assistentes sociais do Hospital Dantas Bião orientam acompanhantes

Entendendo a humanização como um atributo essencial dentro da visão integral do cuidado em saúde,  o Hospital Dantas Bião tem o atendimento humanizado como uma diretriz assistencial.

Da preocupação com o acolhimento do paciente ainda na recepção até a formação de uma equipe multiprofissional forte, multidisciplinar, focada no cliente e alinhada com a visão da instituição o HRDB busca oferecer aos seus pacientes uma assistência digna e de qualidade. E um dos setores que desenvolvem essas ações é o Serviço Social.

São inúmeras iniciativas desenvolvidas, tais como: Esclarecimento de dúvidas, orientações aos acompanhantes como alta pedida, importância do cuidador, rotina hospitalar, entre outros.

Rotineiramente a equipe promove capacitações, treinamentos e palestras com o objetivo de informar aos acompanhantes as normas do hospital.

Essa semana,  mais um treinamento aconteceu no auditório da unidade e foram tratados os temas: Normas gerais, ausência do cuidador, solicitações de cópias de prontuário, atestados, Hemovida, CIHDOTT, alta pedido, entre outros.

A assistente Social, Patrícia Moreira ressaltou a importância desses encontros.

“Com frequência nos reunimos aqui com acompanhantes para sanar dúvidas, esclarecer a importância do cuidador como um profissional importante na recuperação do paciente, solicitação de documentos e outros mais; os pacientes e acompanhantes chegam ao hospital angustiados e cheio de dúvidas, a equipe do Serviço Social está aqui também para auxiliá-los no que for preciso”, disse a assistente social.

Para a assistente social, Gilmara Nascimento, a aceitação e a escuta por parte dos acompanhantes é positiva. “Em todos os momentos que nos reunimos com os acompanhantes, eles sinalizam a importância de chegar ao hospital e ter um grupo que acolhe, tira dúvidas e principalmente orienta, porque eles chegam a unidade hospitalar angustiado com a doença do familiar, então receber nosso apoio e dos demais profissionais do Dantas Bião é confortante”.

Os profissionais do Hospital Dantas Bião buscam  manter o diálogo,  dessa forma realizam uma série de  palestras, para que as pessoas recebam o  apoio assistencial, orientações e  também apoio  emocional. A maioria dos acompanhantes tem alto nível de estresse; muitos deixam de trabalhar, de estudar, largam suas vidas para cuidarem de seus pais, mães e outros parentes próximos, dessa forma o apoio das assistentes sociais, psicólogos é fundamental.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital